Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Maria Júlia foi diagnosticada com bloqueio atrioventricular total (BAVT) durante a gestação

HMA realiza cirurgia inédita de implante de marcapasso em bebê de dois meses

Getting your Trinity Audio player ready...

Procedimento inédito em Araguaína foi realizado pela equipe de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do hospital municipal e com dispositivo específico para crianças

Mais uma vez o HMA – Hospital Municipal de Araguaína, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, faz história na cidade e na região norte do Tocantins. Na última quarta-feira (27), a pequena Maria Júlia, de apenas dois meses de vida, passou por uma cirurgia inédita de três horas, de implante de marcapasso pediátrico, e se recupera bem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.

A luta de Maria Júlia e sua família começou ainda na barriga da mãe, Mariana Cardoso dos Santos Miranda, de 35 anos, no município de Angico, norte do estado. Durante a gestação, os exames de pré-natal foram fundamentais para o diagnóstico de bloqueio atrioventricular total (BAVT).

“As consultas de rotina e ultrassons detectaram a alteração nos batimentos cardíacos da minha filha”, lembra Mariana Miranda. “Ficamos assustados no começo, mas minha família, amigos, colegas de trabalho e as equipes de saúde de Angico, Araguaína e Palmas estiveram ao meu lado o tempo todo, acompanhando de perto e me orientaram para fazer o tratamento correto para preservar a vida da minha filha”, destaca.

Nova equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do HMA atua desde novembro de 2023 no hospital
Maria Júlia recebeu muito carinho e cuidado durante toda a cirurgia. (Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína)

Assim que Maria Júlia nasceu, na maternidade de Palmas, Mariana foi estabilizada e transferida para o HMA. “Fiquei feliz que trouxeram a gente para Araguaína, porque é mais perto da minha cidade, e fomos muito bem acolhidos pelos profissionais do hospital. Eu estava aflita, mas uma equipe bem grande veio falar comigo e me dar mais segurança”, ressalta.

E antes de realizar o procedimento, um detalhe fez toda a diferença para tranquilizar o coração dos pais da bebê. “Na sala de cirurgia, o anestesista veio falar comigo e meu esposo para saber se tínhamos alguma dúvida, disse também que levaria minha filha bem e que a traria bem. E assim aconteceu. Eu só tenho a agradecer a todos que cuidaram da minha filha”, afirma Mariana.

Nova equipe de cirurgia cardíaca pediátrica

A cirurgia de implante do marcapasso pediátrico em Maria Júlia foi feita pela nova equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do HMA e com um dispositivo específico para crianças. 

“Contamos com cardiopediatra, cirurgião cardiovascular de alta capacidade técnica e comprometido em oferecer o melhor procedimento cirúrgico de acordo com a cardiopatia da criança, mantendo a qualidade de um pós-operatório eficiente com menor risco”, informa a Dra. Elena Medrado, médica pediatra e diretora técnica do HMA. “O serviço que oferecemos hoje evita o deslocamento para fora de domicílio, o que geraria maior risco para o bebê e um desgaste financeiro, emocional e físico para a família”, acrescenta.

Dr. Pabllo Namorato é o médico-cirurgião chefe da nova equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do HMA
A equipe responsável pelas cirurgias cardíacas pediátricas no HMA é composta por 24 profissionais de diferentes especialidades. (Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína)

Ainda de acordo com a Dra. Elena Medrado, a atuação 100% em Pediatria oferecida pelo hospital municipal permite à equipe um diagnóstico mais efetivo, com procedimentos mais organizados e ágeis, fundamentais para os casos de doenças cardíacas congênitas, que é quando a criança já nasce com alguma condição.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, celebrou a cirurgia inédita na unidade. “Estamos sem palavras para descrever a alegria em salvar mais uma vida, em dar um novo futuro para a pequena Maria Júlia e toda sua família. Mais uma vez, sinto orgulho em ver o recurso público tão bem aplicado, principalmente no nosso HMA, que já é referência em tudo o que oferece”, comemora.

Dispositivo específico e de alto valor

A implantação do marcapasso pediátrico definitivo foi feita pelo médico-cirurgião chefe Dr. Pabllo Namorato e equipe, em uma cirurgia bem-sucedida de cerca de três horas de duração. Agora, o dispositivo passará a fazer a estimulação cardíaca artificial para manter a regularidade dos batimentos do coração da bebê.

“Implantes de dispositivos em pacientes com menos de 18 anos de idade correspondem a menos de 1% do total dos procedimentos realizados no país”, explica Dr. Pabllo Namorato. “A partir de agora, essa criança terá uma vida normal. Sem a cirurgia, seria improvável que chegasse à idade adulta”, pontua.

É rara a realização de cirurgia de implante de marcapasso pediátrico no SUS
Marcapassos pediátricos têm alto valor de custo em comparação aos tradicionais implantados em adultos e raramente são usados na rede pública de saúde. (Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína)

Por ser raro, o implante de dispositivos cardíacos eletrônicos em crianças tem grandes diferenças do que ocorre em adultos, seja pela forma de apresentação das doenças, quanto, principalmente, pelo fenômeno do crescimento. 

“O ISAC, Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins trabalharam em conjunto para buscar o que há de melhor no mercado para a cirurgia da Maria Júlia. Podemos dizer que Araguaína sai na frente neste quesito”, comenta Dra. Elena Medrado.

Da mesma forma que ocorre na população adulta, o BAVT é a principal causa de implantes de marcapassos em crianças, ocorrendo em cerca de 80% dos casos.

Sobre o HMA

Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins, recebe também recursos da União e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.