Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Colaboradores do HMA e PAI participaram de dinâmicas sobre saúde emocional alusivas à campanha Setembro Amarelo (Foto: PAI/Divulgação)

Setembro Amarelo: colaboradores do HMA e PAI participam de atividades de cuidado com a saúde emocional

Getting your Trinity Audio player ready...

Dinâmicas para identificar sinais de esgotamento mental, ansiedade e depressão, e para construção de uma rede de apoio fizeram parte das ações alusivas ao Setembro Amarelo no HMA e PAI

Dentro da programação de atividades do Setembro Amarelo do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) participaram de dinâmicas com foco nos cuidados com a saúde mental, nos dias 11 e 18, respectivamente.

No HMA, a iniciativa foi conduzida pela psicóloga organizacional Renata Ribeiro, que abordou a necessidade de cada trabalhador ficar atento aos sinais de desgastes emocionais. E para isso, uma das dinâmicas foi a aplicação de uma escala para medir os níveis de ansiedade e depressão. 

Setembro Amarelo no HMA (Foto: HMA/Divulgação)
Setembro Amarelo no HMA (Foto: HMA/Divulgação)

“Essa ferramenta permite que os colaboradores identifiquem possíveis sinais de sofrimento emocional, auxiliando na compreensão de sua própria saúde mental, além de disponibilizar o plantão psicológico como suporte”, explica.

Também foi realizado um exercício voltado para a identificação e fortalecimento das redes de apoio dos participantes, com o objetivo de reconhecer as pessoas e recursos que podem oferecer suporte em momentos difíceis.

“Ao abordar o tema da saúde mental de forma aberta, ajudamos a reduzir o estigma em torno do suicídio e das dificuldades emocionais. Estamos capacitando líderes e colegas para reconhecer sinais de crise e oferecer apoio que pode salvar vidas”, enfatiza Renata.

Setembro Amarelo no PAI (Foto: PAI/Divulgação)
Setembro Amarelo no PAI (Foto: PAI/Divulgação)

Já no PAI, a psicóloga organizacional Letycia Barbacena esteve à frente dessas dinâmicas, consideradas de extrema importância, como destaca Síntia Barros, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Estágios (NEPES). 

“As ações promovidas pela psicóloga foram primordiais para desmistificar o estigma em torno da saúde mental. Assim como cuidamos do corpo, precisamos cuidar da mente. Promover um ambiente de acolhimento, debater sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio, e aprender a oferecer apoio a quem precisa é fundamental”, afirma.

A campanha

A campanha Setembro Amarelo, realizada em todo o Brasil, tem foco na conscientização sobre a prevenção do suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tirar a própria vida é uma das principais causas de morte não natural no mundo, especialmente entre os jovens.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.