Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Hospital Bom Jesus realizou mais de 39 mil atendimentos em 2021

Getting your Trinity Audio player ready...

Humanização e melhoria da qualidade assistencial chamam a atenção dos pacientes atendidos na unidade

A qualidade da assistência e a humanização no atendimento no Hospital Bom Jesus chamaram a atenção de Vilmarina dos Passos, 38 anos. Moradora do bairro Mansões Olinda, em Águas Lindas de Goiás, há mais de 20 anos, a cabeleireira notou a mudança positiva implementada no acolhimento na unidade hospitalar, tanto que fez questão de agradecer aos profissionais envolvidos no atendimento com uma mensagem escrita com as próprias mãos.

Parabéns pela viabilidade e acesso ao atendimento. Aos gestores e trabalhadores que contribuem com o bom funcionamento desta unidade. Conduzir qualidade em saúde, produz saúde, vida e esperança de um país melhor. Parabéns”, agradeceu Vilmarina.

Toda melhoria na assistência notadamente percebida pela população de Águas Lindas, é resultado das implementações deflagradas pela gestão ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Desde 1º de julho de 2021, o Hospital Bom Jesus que é custeado pela Prefeitura Municipal e vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde, está sob administração compartilhada da Organização Social.

Transformando a saúde

Desde o início da gestão ISAC, a unidade passou por mudanças significativas para melhorar a qualidade da assistência ofertada à população.

Uma delas foi reorganização de um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19. O ISAC também implantou o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona como canal permanente de comunicação com o usuário, e adotou uma série de protocolos assistenciais para definir melhor o fluxo de atendimento.

Nesse período, a unidade também ganhou uma reveladora digital de Raio X, que oferece maior agilidade e precisão diagnóstica em relação ao equipamento anterior. No setor de Eletrocardiograma, o hospital passou a emitir o laudo em até dez minutos, graças à contratação de um serviço especializado de Telemedicina

“Trabalhamos para modernização da estrutura, implantação de fluxos e protocolos bem definidos e acolhimento humanizado. O resultado alcançado em pouco tempo é uma assistência mais qualificada com humanização e segurança aos nossos pacientes”, explicou George Lopes, diretor geral do Hospital Bom Jesus.

Balanço de atendimentos 

De julho a dezembro, o Hospital Bom Jesus registrou 39.547 atendimentos. Desse total, 13.957 estão relacionados à covid-19. É que, por conta da pandemia, até agosto a unidade estava atendendo exclusivamente casos do novo coronavírus.

Com a redução do número de notificações da doença em Águas Lindas de Goiás, em setembro, o hospital reabriu as portas para a livre demanda nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia, mantendo o atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

A reabertura da unidade para as outras especialidades fez com que o hospital quase triplicasse o número de atendimento em setembro. Em agosto, quando a unidade recebia somente casos de covid-19, os atendimentos somaram 3.117. No mês seguinte, com a oferta de Ortopedia e Clínica Médica, o número saltou para 8.238.

Esse aumento também foi registrado em outubro, quando o hospital atendeu 3.413 pacientes na clínica médica, 2.981 na ala covid-19 e outros 1.583 na Ortopedia. Em dezembro, a unidade registrou 10.147 atendimentos.

Satisfação do usuário

A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, o Hospital Bom Jesus alcançou mais de 92% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.

A modelo Mabel Oliveira, 20 anos, foi uma das pacientes que elogiaram a qualidade da assistência. Após ser atendida pelo setor de urgência e emergência da unidade hospitalar, ela afirmou ter ficado surpresa com o acolhimento humanizado recebido. Ela utilizou as redes sociais para compartilhar a experiência positiva que teve enquanto permaneceu acolhida no hospital.

“A moça da triagem segurou a minha mão a todo o momento, o enfermeiro me tratou com muito carinho. Olha que a situação era difícil e eu estava com medo.  Porém todos foram muito profissionais e amorosos. Me encantei”, afirmou Mabel.

Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

Sobre o hospital

Com capacidade de realizar cerca de 10 mil atendimentos por mês, o Hospital Bom Jesus é um dos principais equipamentos de saúde de Águas Lindas de Goiás e região.

Ele atende casos de baixa e média complexidades e oferta os serviços de internação e pronto atendimento de urgência e emergência para covid-19, Ortopedia e Clínica Médica.

O Hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo um modelo de governança assistencial que garante à população uma assistência humanizada, segura e de qualidade.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.