Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
De março a junho foram realizadas 508 cirurgias e mais de 40 mil exames no Hospital da Cidade, e julho marca a chegada do milésimo paciente para internação. (Foto: Secom Maceió)

Hospital da Cidade recebe milésimo paciente para internação e divulga indicadores

Getting your Trinity Audio player ready...

De março a junho deste ano foram realizadas 508 cirurgias e mais de 40 mil exames no Hospital da Cidade de Maceió; mês de julho marca chegada do milésimo paciente para internação e inauguração da maternidade e UTI neonatal

Uma nova história na saúde pública municipal de Maceió está sendo escrita. Na primeira semana de julho, o HC – Hospital da Cidade, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, inaugurou a primeira maternidade pública municipal e recebeu o milésimo paciente encaminhado para internação. E tem mais.

Inaugurado em fevereiro deste ano, o HC é o primeiro hospital público municipal da história da capital alagoana e já se destaca pelos números superlativos com apenas quatro meses de atividades. Ao todo, já foram realizadas 508 cirurgias eletivas, além de 41.757 exames e com índice de aprovação de 96,75% de percentual de experiência positiva.

“Tem sido muito gratificante fazer parte dessa história”, destaca o Dr. Rogério Bernardo, médico e diretor técnico do Hospital da Cidade de Maceió. “Cerca de 90% da população depende do Sistema Único de Saúde e é muito gratificante poder oferecer um atendimento seguro, humanizado, de qualidade e com dignidade. Muitos pacientes ainda estranham ao chegar aqui e se deparar com um hospital moderno, com estrutura e tecnologia de ponta, e sem precisar pagar nada”, enfatiza.

Público e gratuito, o Hospital da Cidade funciona de forma regulada, ou seja, para ter acesso aos serviços é necessário ser encaminhado por outra unidade de saúde, como outros hospitais, unidades básicas e pronto atendimentos. (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)
Público e gratuito, o Hospital da Cidade funciona de forma regulada, ou seja, para ter acesso aos serviços é necessário ser encaminhado por outra unidade de saúde, como outros hospitais, unidades básicas e pronto atendimentos. (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

Hoje, o hospital oferece os procedimentos de cirurgia geral, cirurgia cardíaca, cirurgia de cateterismo cardíaco, cirurgia de angioplastia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cirurgia urológica e cirurgia ginecológica e obstétrica. Entre os exames, destaque para análises clínicas, tomografia, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

“O que foi implementado aqui foi baseado no que o município mais precisava, de acordo com o perfil clínico das necessidades da população. Portanto, trouxemos especialidades e procedimentos como a cirurgia vascular, porque o pré-diabético é um grande gargalo na saúde local, assim como Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Cardiologia, Clínica Médica, entre outros que a população precisava”, explica o diretor. 

Redução do tempo de espera e filas zeradas

Dentre os principais avanços que o Hospital da Cidade tem proporcionado para a população maceioense estão a redução do tempo de espera para a realização de determinados serviços e cirurgias, e o zeramento de filas, como a de exame de ultrassonografia da próstata.

“Outro exemplo é a fila de tomografia de estadiamento de câncer, que foi criada e tem sido atendida desde quando o hospital começou a funcionar, isto é, era uma demanda que já existia e que agora é possível marcar e realizar com muito mais rapidez, assim como tem sido a fila de MAPA, que é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial”, complementa o Dr. Rogério.

O diretor também destaca que, assim como os pacientes, os colaboradores também sentem satisfação com a estrutura que o hospital oferece. “Todos aqui sentem orgulho em fazer parte desse time, de atuar no primeiro hospital público municipal, na primeira maternidade pública municipal. Quem é atendido aqui reconhece que este era o aparelho que Maceió estava precisando. E eu acredito que logo, logo a população em geral vai ter a dimensão do que este hospital representa em termos de qualidade, atendimento humanizado e excelência”, conclui.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.