Getting your Trinity Audio player ready...
|
De março a junho deste ano foram realizadas 508 cirurgias e mais de 40 mil exames no Hospital da Cidade de Maceió; mês de julho marca chegada do milésimo paciente para internação e inauguração da maternidade e UTI neonatal
Uma nova história na saúde pública municipal de Maceió está sendo escrita. Na primeira semana de julho, o HC – Hospital da Cidade, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, inaugurou a primeira maternidade pública municipal e recebeu o milésimo paciente encaminhado para internação. E tem mais.
Inaugurado em fevereiro deste ano, o HC é o primeiro hospital público municipal da história da capital alagoana e já se destaca pelos números superlativos com apenas quatro meses de atividades. Ao todo, já foram realizadas 508 cirurgias eletivas, além de 41.757 exames e com índice de aprovação de 96,75% de percentual de experiência positiva.
“Tem sido muito gratificante fazer parte dessa história”, destaca o Dr. Rogério Bernardo, médico e diretor técnico do Hospital da Cidade de Maceió. “Cerca de 90% da população depende do Sistema Único de Saúde e é muito gratificante poder oferecer um atendimento seguro, humanizado, de qualidade e com dignidade. Muitos pacientes ainda estranham ao chegar aqui e se deparar com um hospital moderno, com estrutura e tecnologia de ponta, e sem precisar pagar nada”, enfatiza.
Hoje, o hospital oferece os procedimentos de cirurgia geral, cirurgia cardíaca, cirurgia de cateterismo cardíaco, cirurgia de angioplastia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cirurgia urológica e cirurgia ginecológica e obstétrica. Entre os exames, destaque para análises clínicas, tomografia, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros.
“O que foi implementado aqui foi baseado no que o município mais precisava, de acordo com o perfil clínico das necessidades da população. Portanto, trouxemos especialidades e procedimentos como a cirurgia vascular, porque o pré-diabético é um grande gargalo na saúde local, assim como Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Cardiologia, Clínica Médica, entre outros que a população precisava”, explica o diretor.
Redução do tempo de espera e filas zeradas
Dentre os principais avanços que o Hospital da Cidade tem proporcionado para a população maceioense estão a redução do tempo de espera para a realização de determinados serviços e cirurgias, e o zeramento de filas, como a de exame de ultrassonografia da próstata.
“Outro exemplo é a fila de tomografia de estadiamento de câncer, que foi criada e tem sido atendida desde quando o hospital começou a funcionar, isto é, era uma demanda que já existia e que agora é possível marcar e realizar com muito mais rapidez, assim como tem sido a fila de MAPA, que é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial”, complementa o Dr. Rogério.
O diretor também destaca que, assim como os pacientes, os colaboradores também sentem satisfação com a estrutura que o hospital oferece. “Todos aqui sentem orgulho em fazer parte desse time, de atuar no primeiro hospital público municipal, na primeira maternidade pública municipal. Quem é atendido aqui reconhece que este era o aparelho que Maceió estava precisando. E eu acredito que logo, logo a população em geral vai ter a dimensão do que este hospital representa em termos de qualidade, atendimento humanizado e excelência”, conclui.