Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade também foi modernizada. Trocou o prontuário de papel pelo eletrônico depois de 34 anos
A pandemia da covid-19 tem impactado significativamente a saúde mental de muita gente. Uma das razões é o medo de contrair a doença. Foi justamente esse motivo que levou a confeiteira Aline Cosme a buscar assistência no Hospital Professor Ib Gatto Falcão.
Localizada em Rio Largo, no Estado de Alagoas, a unidade atende casos de baixa complexidade do novo coronavírus. Ela é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, custeada pelo Governo do Estado e está vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.
“Eu fiquei com tanto medo da doença, que até pensei que estava com covid-19. Graças a Deus era uma crise de ansiedade. A gente estava vivendo naquele momento o pico da pandemia”, relembra a paciente.
Aline foi um dos milhares de usuários atendidos pela unidade em 2021. Nesse período, o hospital realizou 131.554atendimentos, sendo 42.307 de urgência nas especialidades Clínica Médica e Pediatria, 540 internações, 75.761 exames laboratoriais, 10.469 raios X e 2.477 eletrocardiogramas.
Em 2021, a média de satisfação do usuário foi de 98,39%. A pesquisa é feita mensalmente pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário no pronto atendimento e na internação clínica, indicando o nível de satisfação dos usuários em relação à assistência prestada pelo hospital.
Surto da gripe lotou a unidade em dezembro
O mês de dezembro teve o maior número de atendimentos em relação aos meses anteriores. O motivo foi o surto de gripe que chegou ao Estado, levando centenas de pacientes para o pronto atendimento da unidade.
Dos 5.980 usuários atendidos pelo hospital em dezembro, quase 30% estavam com sintomas respiratórios. O quantitativo de pacientes com síndromes gripais neste mês foi 128% superior ao de novembro, quando a unidade registrou 736 atendimentos.
Violência sexual motivou sete atendimentos
Além de ser uma unidade covid-19, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão também éreferência no atendimento de casos de violência sexual em Alagoas. Em 2021 foram atendidas sete vítimas pela unidade.
Desde 2019, o hospital faz parte da rede de proteção às vítimas, ofertando atendimento qualificado e humanizado fora da capital. O fluxo de atendimento inclui a administração de medicamentos de emergência, como anticoncepcionais e antirretrovirais de emergência para evitar ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Após 34 anos, unidade trocou prontuário de papel por eletrônico
Em 2021, o hospital deu um passo importante para a segurança do paciente: trocou o prontuário de papel por um sistema eletrônico. A nova ferramenta garante maiorprivacidade e segurança aos dados do paciente e agiliza o atendimento.
Paralelamente, a unidade informatizou a gestão de fluxo, disponibilizando a informação para um circuito fechado de TV e as transmitindo nas salas de espera da unidade. Dentre os benefícios da ferramenta, destaca-se a redução das filas e do tempo de espera para atendimento.
Mais transparência aos indicadores assistenciais
Segundo Terezinha Inês Bruno, diretora-geral do Hospital Ib Gatto Falcão, o novo sistema integra e dá mais transparência aos indicadores assistenciais. Isso porque ele facilita a gestão de insumos e medicamentos, o compartilhamento das informações entre as equipes de diferentes áreas e gera automaticamente o registro de todos os procedimentos executados na unidade.
“O novo sistema ajuda na tomada de decisão à medida que a gente consegue mensurar os indicadores com dados mais fidedignos, ajustar o estoque e acompanhar o atendimento em todas as suas etapas porque tudo é registrado direto no servidor”, explica a gestora.
Sobre o hospital
O Hospital Professor Ib Gatto Falcão oferta atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Internação Covid-19, Saúde Mental e Pronto Atendimento.
A unidade possui 20 leitos de internação covid-19, 15 leitos para internação clínica e seis leitos de saúde mental. Na urgência e emergência, o hospital conta com dois quartos privativos, Observação Pediátrica, Sala Amarela para estabilização de pacientes de menor risco, Sala Vermelha para estabilização de pacientes graves e Sala de Medicação.
O hospital é a única unidade do SUS em Rio Largo que oferta exame de eletrocardiograma 24 horas por dia.