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Homem está sentado numa cadeira de rodas vestido de azul enquanto um outro homem está de pé a sua direita, vestido de branco, máscara e touca hospitalar branca.

Hospital Municipal Covid-19 de Araguaína realizou mais 8,1 mil atendimentos em 2021

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Unidade apresenta assistência resoluta com alto índice de recuperação dos pacientes 

O O HMC – Hospital Municipal – Unidade Covid-19 de Araguaína, no Tocantins, realizou 8.101 atendimentos aos pacientes com coronavírus em 2021.

Desse total, foram 7.028 atendimentos ambulatoriais, bem com 1.073 internações. O alto índice de resolutividade registado na unidade chama a atenção. No ano passado, a unidade contabilizou 678 altas médicas, um percentual de recuperação de 63% dos pacientes internados.

“Atuamos com equipes qualificadas, implantamos fluxos e protocolos bem definidos e pautamos nossa assistência com base na humanização e segurança do paciente. Isso tem gerado como resultado uma assistência qualificada aos pacientes que são assistidos pelo HMC”, afirmou Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do HMC.

Eficiência e transparência 

A eficiência do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na aplicação dos recursos públicos fez com que o HMC apresentasse um dos menores custos por leito do Brasil. A publicidade das informações sobre a gestão feita pelo ISAC também foi prestada de forma transparente com a disponibilização de todos os dados no Portal da Transparência do Instituto. Todas as prestações de conta apresentadas pelo Instituto foram aprovadas com elogios.

“Para nós foi uma enorme satisfação prestar uma assistência de qualidade, humanizada e segura para os pacientes do Tocantins. Foram grandes desafios em 2021, mas também foi um período de muito aprendizado e alegrias por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é que estamos cumprindo a missão de salvar vidas”, declarou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

Diálogo com os colaboradores

Para alinhar as mudanças e fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.

Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.

“É um momento em que por meio do diálogo conseguimos ter um alinhamento entre as equipes, trazendo sugestões de melhoria até mesmo de questões pontuadas pelos próprios pacientes. Com isso, conseguimos manter do firma contínua a melhoria do serviço a a excelência dos atendimentos”, explicou Samantha Vitorino Coelho.

Valorização profissional

Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve no HMC uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.

Sobre o HMC

Primeiro Hospital de Campanha a ser implantado no Estado do Tocantins, em maio de 2020, o HMC é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC.

A unidade adota um modelo de governança assistencial que garante segurança, qualidade e humanização aos pacientes atendidos.

Em sua estrutura conta com 20 leitos clínicos, seis leitos de estabilização e 20 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva. A equipe multiprofissional da unidade é composta por médicos, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, psicólogos, odontólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da saúde. São mais de 160 colaboradores envolvidos diretamente nos atendimentos.

O Hospital Municipal – Unidade Covid-19 de Araguaína conta também com pronto atendimento 24 horas exclusivo para covid-19.

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