Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Hospital Sírio Libanês convida colaboradores do ISAC para compartilhar experiências exitosas

Getting your Trinity Audio player ready...

Profissionais que atuam em Maceió foram facilitadores na Sessão de Aprendizagem Virtual do projeto Sepse nas UPAs – ciclo 2

Compartilhar as experiências exitosas adquiridas durante a implantação e execução do projeto Sepse nas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes. Foi com esse objetivo que profissionais do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania foram convidados pela equipe do Hospital Sírio Libanês para serem facilitadoras de duas oficinas na Sessão de Aprendizagem Virtual do projeto Sepse nas UPAs – ciclo 2.

Durante 3 anos, as UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes participaram do Projeto Sepse nas UPAS, uma parceria entre o Hospital Sírio Libanês, PROADI-SUS e Ministério da Saúde. No total, mais de mil pacientes foram beneficiados com uma assistência mais segura, ágil e resolutiva proporcionada pelos fluxos e protocolos definidos pelo Projeto Sepse nas UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes.

Treinamento

A coordenadora de Farmácia do ISAC em Maceió, Gabriela Dantas, participou como facilitadora da simulação realística de um atendimento aos pacientes com suspeita de sepse. O treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e técnicos de Enfermagem de todo o país.

“O workshop foi importante para tratarmos de aspectos práticos para assegurar uma assistência segura na identificação dos pacientes com suspeita de sepse. Foi um momento muito proveitoso de muita troca e aprendizado.

Já a coordenadora assistencial, Caroline Leite, participou como facilitadora da oficina que abordou a Psicologia da mudança. Ela trouxe sua experiência no projeto relacionada à motivação da equipe durante todo o processo.

“O sucesso da implantação dos fluxos e protocolos do Projeto Sepse nas UPAs está diretamente ligado ao comprometimento das equipes para as mudanças que são necessárias para alcançar a excelência na assistência. Manter as equipes motivadas e engajadas no dia a dia é fundamental”, afirmou Caroline.

Como funciona o projeto?

O Projeto Sepse nas UPAs é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Contando com o apoio das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, o projeto tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde para a identificação precoce de pacientes com sepse atendidos em unidades de urgência e emergência do SUS – Sistema Único de Saúde.

As orientações são feitas de maneira presencial e à distância, com a participação de, pelo menos, quatro profissionais por unidade que atuarão, posteriormente, como disseminadores dessas informações na UPA onde atuam.

A metodologia utilizada se baseia no modelo de melhoria contínua do IHI – Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma das maiores organizações de saúde do mundo.

Atualmente, 32 UPAs encerram o ciclo 1 do projeto. Outras 42 integram o ciclo 2.

A escolha das unidades pelo Ministério da Saúde é baseada em critérios como: porte 2 ou 3 – entre as opções V a VIII; classificação de risco 24h realizada pelo profissional enfermeiro; estar em dia com a prestação de conta junto ao Ministério e disponibilidade de antibióticos descritos na Portaria número 2048, de 5 de novembro de 2002.

O que é sepse?

Mais conhecida como infecção no sangue ou infecção generalizada, a sepse é a principal causa de morte em UTIs – Unidades de Terapia Intensiva, segundo o ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse. Ela é o mau funcionamento dos órgãos, com risco de morte, provocado pela ação de micro-organismos no corpo, como bactérias e vírus.

A identificação precoce dos sinais e sintomas da sepse é determinante para o desfecho favorável para o paciente.

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió e estão sob gestão compartilhada do ISAC. Ambas são certificadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é reconhecida como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra é Nível 2 – Acreditado Pleno.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.