Getting your Trinity Audio player ready...
|
Iniciativa busca ofertar acolhimento mais humanizado aos pacientes covid-19
Um olhar, mesmo que de longe, mas que ajuda a salvar. A presença de pessoas especiais faz do processo de recuperação um caminho mais fácil de ser percorrido e vencido. Pensando em humanizar a assistência e facilitar o tratamento de pacientes internados na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, o HRA- Hospital Regional de Araguaína, no Tocantins, iniciou o programa “Visita Social”.
A iniciativa começou em maio deste ano e já beneficiou seis pacientes. Um deles foi José Carlos Jardim de Freitas. Ele está internado há dois meses, 40 dias só na UTI. A doença se apresentou da forma mais grave. “Ele ainda teve uma parada cardíaca no meio desses dias de unidade de terapia intensiva”, relembra Valéria Freitas, irmã do paciente.
Em agosto, José Carlos foi positivamente surpreendido pela visita da família na unidade. Antes do encontro, os parentes foram acolhidos pelos psicólogos do hospital, que passaram as orientações para esse grande encontro.
“Recebemos o convite do hospital e foi um sentimento de gratidão enorme. O que mais ficou registrado foi a emoção de vê-lo novamente, pois o medo de perdê-lo era cruel. Quando o vimos dissemos que o amávamos muito e que ele era o nosso vencedor, nosso guerreiro e que estava sendo nossa inspiração”, recorda, emocionada, a auxiliar de laboratório.
Já com alta da UTI, José Carlos segue o tratamento ainda no hospital, contando os dias para estar de vez ao lado da família.
Humanização
Na saúde, humanizar é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Entre os principais objetivos é importante destacar a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente.
“A Visita Social veio com a intenção de contribuir na assistência ao paciente. A família antes tem o acompanhamento da psicóloga, que pontua a importância das palavras de ânimo, força e fé. Todas as visitas têm sido com muita emoção e com resultado positivo no paciente”, destaca Kesiane Pozzebon Feitoza, coordenadora Administrativa da UTI Covid-19 do HRA.
Segurança
O programa Visita Social é assistido pela equipe assistencial e administrativa do HRA. Dentro de todos os protocolos de biossegurança da unidade hospitalar, tanto pacientes quanto profissionais de saúde e visitantes passam por um criterioso processo de higienização e certificação de bem-estar, tudo para manter a segurança do encontro.
A ação é restrita e feita a partir de agendamento com as equipes do Serviço Social. Antes da visita, o médico faz uma avaliação para assegurar que o paciente apresenta condições clínicas para participar do programa, que ocorre em um espaço específico, com o controle do distanciamento entre os participantes e uso obrigatório de máscara para evitar a transmissão do vírus.