Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Walma Marinho é a diretora-geral da nova UPA Santa Lúcia, em Maceió (AL)

Inaugurada mais uma UPA em Maceió. A Unidade de Saúde será em gestão compartilhada entre a Prefeitura Municipal e o ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

Terceira unidade de Saúde sob responsabilidade do ISAC, em Maceió (AL), UPA Santa Lúcia oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e capacidade para 350 atendimentos por dia, beneficiando mais de 250 mil moradores da parte alta da cidade

Agora é pra valer. A mais nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento da capital alagoana está sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Inaugurada oficialmente pela Prefeitura de Maceió na manhã do dia 11 de março, a UPA Santa Lúcia é a terceira unidade de saúde sob gestão da instituição na cidade. A vigência é de quatro anos. 

O novo pronto-socorro deve beneficiar os mais de 250 mil residentes dos bairros Santa Lúcia, Antares, Jardim Petrópolis, Tabuleiro do Martins e adjacências, e, desde o dia 27 de fevereiro, quando iniciou as atividades, já realizou cerca de 1.400 atendimentos à população.

Presente na cerimônia de inauguração, Antônio Carlos Drummond, presidente do ISAC, destacou a importância de Maceió receber mais uma unidade de pronto atendimento administrada pela instituição.

Atendimentos na UPA Santa Lúcia iniciaram no dia 27 de fevereiro de 2024 e somaram mais de 1,4 mil atendimentos até a inauguração oficial, em 11 de março
Nova UPA tem capacidade para cerca de 10 mil atendimentos por mês. (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

“A UPA Santa Lúcia já funciona há duas semanas com mais 100 atendimentos diários, sendo que possui estrutura para 350 atendimentos por dia”, ressaltou Antônio Carlos Drummond. “É mais uma unidade de saúde entregue sob gestão do ISAC na cidade de Maceió, onde podemos exercitar o jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar, proporcionando uma saúde pública mais humanizada, mais segura e de qualidade”, pontuou.

Estrutura

Com capacidade para 350 atendimentos por dia, a unidade opera sob o modelo de Classificação de Risco, que prioriza o atendimento de acordo com a gravidade do paciente após passar pela triagem.

Ao todo, possui 19 leitos, sendo 4 leitos de observação amarelo infantil, 8 leitos de observação amarelo adulto, 2 leitos em quartos privativos, 4 leitos de emergência para adultos e 1 leito para emergência infantil.

Conta com mais de 170 colaboradores, dos quais 20 médicos, 20 enfermeiros e 52 técnicos de Enfermagem, e oferece os serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, além de Serviço Social e exames de baixa e média complexidade, sendo exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais.

UPA Santa Lúcia opera sob modelo de Classificação de Risco, a exemplo das outras UPAs sob gestão do ISAC, em Maceió (AL)
Pronto-socorro dispõe de 17 poltronas de medicação para estabilização do paciente, além de 6 consultórios médicos, 1 consultório odontológico e 1 laboratório. (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

Os moradores de Santa Lúcia e região podem esperar uma linha de cuidado que busca o atendimento ao usuário com qualidade, segurança, diálogo, respeito, inclusão e diversidade, segundo afirma Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. “Contamos com uma equipe formada por profissionais experientes que darão todo o suporte àqueles que buscarem atendimento na unidade, e que já compartilham da expertise das maiores e melhores instituições de saúde nacionais e internacionais”, conclui.

Investimento

A UPA Santa Lúcia é classificada como UPA 24h – Porte III e recebeu investimentos na ordem de R$ 4,8 milhões do Ministério da Saúde para mobiliários e equipamentos. A administração é de responsabilidade do ISAC, com manutenção e fiscalização por parte da Prefeitura de Maceió.

“Nossa UPA está preparada para atender até 350 pacientes e oferece atendimentos de urgência e emergência em diversas especialidades, além da realização de exames para a população”, afirma a diretora-geral da UPA Santa Lúcia, Walma Marinho. “Estamos muito felizes com mais esses equipamentos entregues pela Prefeitura de Maceió e administrados pelo ISAC, pois o principal beneficiado é o povo maceioense”, celebrou.

Investimentos em mobiliários e equipamentos na UPA Santa Lúcia chegam a casa dos R$ 4,8 milhões
Moradores do bairro Santa Lúcia e adjacências contam com equipamentos de ponta para atendimentos de urgência e emergência na UPA Santa Lúcia. (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

Esta é a terceira UPA sob a responsabilidade do ISAC, em Maceió. As outras duas são a UPA Benedito Bentes e a UPA Trapiche da Barra, referências em excelência, qualidade e atendimento humanizado, além de serem habilitadas pelo Ministério da Saúde, certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Qmentum International, e modelos do Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar.

Jeito ISAC

Além das UPAs Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche da Barra, o ISAC também está presente e gerencia unidades de saúde nos estados da Bahia, Tocantins e Piauí. Ao todo, agora são 12 unidades de saúde no Norte e Nordeste do país.

Na Bahia, está a frente da UPA San Martin e dos multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. Já no Tocantins, cuida da UPA Araguaína, Hospital Municipal de Araguaína, Pronto Atendimento Infantil e Ambulatório Municipal de Especialidades. E no Piauí é responsável pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e Espaço de Saúde da Assembleia Legislativa

No ano de 2023, as unidades do ISAC ofertaram mais de 1,57 milhão de atendimentos e realizaram mais de 1,1 milhão de exames e diagnósticos, além de conquistarem acreditações, prêmios e habilitações.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.