Getting your Trinity Audio player ready...
|
Curso abordou biossegurança, suporte básico à vida e cuidado humanizado
Assegurar a formalização das práticas do serviço de maqueiro nas unidades ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Alagoas. Este foi o principal objetivo do II Curso para Atendimento em Saúde para Formação de Maqueiros, realizado neste mês pela organização social. O evento reuniu colaboradores do Hospital Ib Gatto Falcão e das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra.
A capacitação foi dividida em três módulos com foco na postura do maqueiro no ambiente de trabalho, cuidado humanizado, medidas de biossegurança e ergonomia, bem como, orientações sobre suporte básico à vida.
“Queremos sensibilizar nossa equipe para a importância do atendimento humanizado e a eficácia das técnicas corretas aplicáveis no atendimento em saúde. Dessa forma, iremos garantir a segurança do paciente durante o transporte e um acolhimento com o selo Jeito ISAC de cuidar”, afirmou Flavianne Estrela, coordenadora de Qualidade e do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios no Ib Gatto.
Suporte avançado à vida
Todos os profissionais que participam do curso recebem a capacitação teórica e prática para o atendimento de episódios de urgência. Os colaboradores são orientados para observação dos sinais vitais dos pacientes e como proceder de maneira segura em casos mais complexos.
“Em situações complexas, é preciso manter a calma e agir com rapidez e precaução. Inicialmente deve-se fazer uma avaliação das condições físicas da pessoa que será movimentada, de sua capacidade de colaborar, bem como a observação da presença de soros, sondas e outros equipamentos instalados”, explicou Yasmyny Cahet, coordenadora do NEPES nas UPAS Trapiche da Barra e Benedito Bentes.
Ela complementa: “para o planejamento cuidadoso do procedimento, também é importante explicar ao paciente o modo como se pretende movê-lo, como pode cooperar, para onde será encaminhado e qual o motivo da locomoção”.
O que faz o maqueiro?
Diego Willian é maqueiro no Hospital Ib Gatto há quase dois anos. Ele comenta sobre as responsabilidades do profissional da área na assistência à saúde.
“A minha função aqui na unidade como maqueiro é o acolhimento, o cuidado no transporte dos pacientes dentro da unidade e, assim, somos responsáveis por conduzir os pacientes do interior da unidade para os leitos, centro cirúrgico, bem como também na realização de exames e transferências dos pacientes. A nossa função aqui é muito importante”, comentou o colaborador.