Getting your Trinity Audio player ready...
|
Instituto atua com foco na segurança do paciente, humanização e qualidade do atendimento
Em um ano marcado pelo combate à pandemia do novo coronavírus, as UTIs – Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 custeadas pelo Estado do Tocantins e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania registraram 1,5 mil internações, do início do funcionamento até julho deste ano.
Esse número é referente às admissões nas UTIs Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas, do HRA – Hospital Regional de Araguaína e do HRG – Hospital Regional de Gurupi. A primeira possui 30 leitos, a segunda conta com 17 e a terceira possui 36.
Um dos pacientes atendidos na UTI Covid-19 do HRA foi Maria Rosa de Souza Santos, 69 anos. Moradora de Colinas do Tocantins, a aposentada ficou 30 dias internada na unidade. Hoje, recuperada, ela conta que viveu dias de tristeza, mas também de muitas alegrias no hospital.
“Fui muito bem tratada o tempo inteiro. Eles [a equipe] fazem a gente esquecer da doença e nos dão forças para lutar pela vida”, disse. Ela também relembrou que como as visitas aos pacientes estavam suspensas, a equipe tinha o cuidado de dar notícias da família e de que tudo ia bem na casa da usuária. “Eles sempre me davam informações e notícias. Isso também me dava muita força”, ressaltou.
No dia da alta, ao chegar em sua casa, dona Rosa, como é conhecida, foi recebida com festa pelos moradores da cidade, com direito a carreata, fogos e balões. “É muito bom poder comemorar a vida”, finalizou.
Assistência de qualidade
Para garantir atendimento de qualidade ao crescente número de usuários, o ISAC criou fluxos específicos, mobilizou força de trabalho qualificada e atuou com foco na humanização e segurança do paciente.
Segundo Evane Corbacho, presidente do ISAC, em 2021, a covid-19 continua sendo o maior desafio da área da saúde no mundo.
“Nós do ISAC estamos à frente da gestão e operacionalização de mais de 60% dos leitos públicos de UTI Covid-19 regulados pelo Governo do Estado no Tocantins. Ao mesmo tempo em que atuamos para garantir qualidade, segurança e humanização aos usuários, trabalhamos focados na segurança e qualificação contínua do nosso time. Entendemos que a assistência à saúde de excelência precisa focar no bem-estar do usuário e do profissional que presta o cuidado”, afirma Evane Corbacho.
Segurança
Dentre as principais ações realizadas pelo ISAC em prol da segurança dos colaboradores destacam-se o fornecimento de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual em número suficiente e compatível com as atividades desenvolvidas pelos colaboradores, a capacitação contínua e alinhada às novas descobertas científicas sobre o vírus e, ainda, o acolhimento psicológico dado à equipe.
Na UTI Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi, por exemplo, cerca de 120 profissionais participaram de um treinamento sobre fluxo e rotina na unidade, relacionamentos interpessoais e protocolos assistenciais.
Fluxo de admissão, transferência e óbito de paciente e os protocolos de procedimentos invasivos, de parada cardiorrespiratória, de reanimação cardiopulmonar e do carrinho de emergência foram alguns dos tópicos abordados na ocasião.
Prevenção de acidentes
Os colaboradores da UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína participaram de ações e treinamentos focados na saúde e segurança no trabalho, sempre com intuito de evitar acidentes. Eles receberam orientações quanto ao armazenamento correto da máscara N95 e o uso adequado do repouso multiprofissional.
Contratação de profissionais
A contratação de novos profissionais nessas unidades também foi uma importante medida para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Isso foi ocorrendo à medida que o Governo do Estado criou novos leitos de UTI Covid com o aumento do número de casos da doença na região.
As três unidades contam com mais de 620 profissionais atuando no cuidado com o paciente com covid-19.
Gestão ISAC
Atualmente, o ISAC gerencia 109 leitos públicos de UTI Covid-19 no Tocantins, a maioria deles regulados pelo Governo do Estado. Outros são custeados pela Prefeitura Municipal de Araguaína. São 10 leitos no HECC –Hospital Estadual de Combate à Covid-19, 10 no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína, 6 no Hospital Municipal de Araguaína, 30 no HGP, 17 no HRA e 36 no HRG.