Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Quatro mulheres estão de pé e posam para foto. Todas estão com avental hospitalar, touca, máscara, protetor facial e luvas. Ao fundo, aparece leitos hospitalares de UTI.

ISAC atendeu 1,5 mil usuários em três UTIs Covid-19 do Tocantins

Getting your Trinity Audio player ready...

Instituto atua com foco na segurança do paciente, humanização e qualidade do atendimento

Em um ano marcado pelo combate à pandemia do novo coronavírus, as UTIs – Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 custeadas pelo Estado do Tocantins e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania registraram 1,5 mil internações, do início do funcionamento até julho deste ano.

Esse número é referente às admissões nas UTIs Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas, do HRA – Hospital Regional de Araguaína e do HRG – Hospital Regional de Gurupi. A primeira possui 30 leitos, a segunda conta com 17 e a terceira possui 36.

Um dos pacientes atendidos na UTI Covid-19 do HRA foi Maria Rosa de Souza Santos, 69 anos. Moradora de Colinas do Tocantins, a aposentada ficou 30 dias internada na unidade. Hoje, recuperada, ela conta que viveu dias de tristeza, mas também de muitas alegrias no hospital.

“Fui muito bem tratada o tempo inteiro. Eles [a equipe] fazem a gente esquecer da doença e nos dão forças para lutar pela vida”, disse. Ela também relembrou que como as visitas aos pacientes estavam suspensas, a equipe tinha o cuidado de dar notícias da família e de que tudo ia bem na casa da usuária. “Eles sempre me davam informações e notícias. Isso também me dava muita força”, ressaltou.

No dia da alta, ao chegar em sua casa, dona Rosa, como é conhecida, foi recebida com festa pelos moradores da cidade, com direito a carreata, fogos e balões. “É muito bom poder comemorar a vida”, finalizou. 

Assistência de qualidade

Para garantir atendimento de qualidade ao crescente número de usuários, o ISAC criou fluxos específicos, mobilizou força de trabalho qualificada e atuou com foco na humanização e segurança do paciente.

Segundo Evane Corbacho, presidente do ISAC, em 2021, a covid-19 continua sendo o maior desafio da área da saúde no mundo.

“Nós do ISAC estamos à frente da gestão e operacionalização de mais de 60% dos leitos públicos de UTI Covid-19 regulados pelo Governo do Estado no Tocantins. Ao mesmo tempo em que atuamos para garantir qualidade, segurança e humanização aos usuários, trabalhamos focados na segurança e qualificação contínua do nosso time. Entendemos que a assistência à saúde de excelência precisa focar no bem-estar do usuário e do profissional que presta o cuidado”, afirma Evane Corbacho.

 

Segurança

Dentre as principais ações realizadas pelo ISAC em prol da segurança dos colaboradores destacam-se o fornecimento de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual em número suficiente e compatível com as atividades desenvolvidas pelos colaboradores, a capacitação contínua e alinhada às novas descobertas científicas sobre o vírus e, ainda, o acolhimento psicológico dado à equipe.

Na UTI Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi, por exemplo, cerca de 120 profissionais participaram de um treinamento sobre fluxo e rotina na unidade, relacionamentos interpessoais e protocolos assistenciais.

Fluxo de admissão, transferência e óbito de paciente e os protocolos de procedimentos invasivos, de parada cardiorrespiratória, de reanimação cardiopulmonar e do carrinho de emergência foram alguns dos tópicos abordados na ocasião. 

Prevenção de acidentes

Os colaboradores da UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína participaram de ações e treinamentos focados na saúde e segurança no trabalho, sempre com intuito de evitar acidentes. Eles receberam orientações quanto ao armazenamento correto da máscara N95 e o uso adequado do repouso multiprofissional. 

Contratação de profissionais

A contratação de novos profissionais nessas unidades também foi uma importante medida para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Isso foi ocorrendo à medida que o Governo do Estado criou novos leitos de UTI Covid com o aumento do número de casos da doença na região.

As três unidades contam com mais de 620 profissionais atuando no cuidado com o paciente com covid-19. 

Gestão ISAC

Atualmente, o ISAC gerencia 109 leitos públicos de UTI Covid-19 no Tocantins, a maioria deles regulados pelo Governo do Estado. Outros são custeados pela Prefeitura Municipal de Araguaína. São 10 leitos no HECC –Hospital Estadual de Combate à Covid-19, 10 no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína, 6 no Hospital Municipal de Araguaína, 30 no HGP, 17 no HRA e 36 no HRG.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.