Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

ISAC conquista selo ONA 1 – Acreditado para a UPA Benedito Bentes

Getting your Trinity Audio player ready...

Unidade é a segunda UPA gerenciada pelo ISAC em Alagoas que é acreditada pela ONA

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania conquistou para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes o selo ONA 1 – Acreditado. O resultado da avaliação para a certificação foi homologado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.  Com isso, a UPA se torna a quinta unidade de urgência e emergência do País que atualmente possui o nível 1 da acreditação e a única de Alagoas.

Esta é a segunda unidade gerenciada pelo ISAC no Estado que tem sua qualidade assistencial reconhecida pela ONA. A primeira foi a UPA Trapiche da Barra, que possui o selo ONA 2 – Acreditado Pleno. Ambas são custeadas pela Prefeitura de Maceió e estão vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

Como é feita a avaliação?

Com foco na segurança do paciente, a UPA passou por uma avaliação detalhada que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio. A análise foi feita pelo IQG – Instituto Qualisa de Gestão e avaliadores habilitados pela ONA.

Para Evane Corbacho, presidente do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, Organização Social que gerencia a UPA, a conquista do selo é resultado de um trabalho diário baseado na ética, integridade, segurança do paciente, respeito às pessoas, qualidade e humanização do atendimento.

“Nós estamos muito satisfeitos com essa conquista, o que nos motiva ainda mais a alcançarmos a acreditação em excelência nível 2 ou até o nível 3. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente, qualidade e humanização do atendimento”, diz Evane.

Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde de Maceió, também celebrou a conquista. “A certificação da ONA representa o reconhecimento à qualidade do trabalho desempenhado na UPA. Receber a certificação neste momento de atenção máxima aos serviços públicos de saúde valida também a segurança da assistência que é prestada por esta unidade. A UPA está de portas abertas à comunidade do Benedito Bentes e região, prestando atendimento 24 horas. Essa conquista reconhece o esforço da Prefeitura de Maceió, em nome do prefeito JHC, para assegurar dignidade e assistência humanizada aos maceioenses”, ressalta a secretária.

A trajetória até a conquista

A preparação para a certificação durou pouco mais de dois anos. Desde 2019, a UPA Benedito Bentes vem implantando diversas ações em prol da cultura da segurança do paciente. O processo foi conduzido pela Vital Gestão, empresa de apoio técnico que responde pela área.

Uma das estratégias utilizadas nesse percurso é a UPA Day, um encontro diário entre as equipes, com duração máxima de dez minutos. Durante as reuniões, os participantes pontuam falhas ocorridas no dia anterior e propõem medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência.

Douglas Teixeira, diretor-geral da unidade, afirma que essa cultura organizacional faz parte do Jeito ISAC e é justamente este um dos diferenciais que levaram à conquista.

“A nossa cultura organizacional consiste na ideia de que todos os colaboradores devem interagir e entender o que a unidade faz e de que a acolhida do usuário é responsabilidade de todos. Tudo isso é desenhado no nosso planejamento estratégico e no mapeamento de riscos. Quando há alguma falha no processo, fazemos a análise crítica e propomos ações corretivas com a participação de todos”, comenta o gestor.

Ele complementa: “Quando a gente busca a excelência na assistência à saúde, todos ganham. Além de a população receber atendimento de qualidade, seguro e humanizado, os colaboradores têm a vida transformada a partir do reconhecimento da qualidade do nosso cuidado”.

Segundo Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, essa jornada é contínua. “O processo de acreditação não é o fim, é o meio. A nossa jornada é trazer a alta gestão, alinhar processos, mostrar o que a gente faz e reconhecer os desafios para planejar, executar e chegar onde se quer”, afirma.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação acredita a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS – Organização Mundial da Saúde e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, assistência domiciliar, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, câmera hiperbárica e serviços oncológicos.

A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.