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Ferramenta de gestão melhora qualidade do atendimento em unidades de Águas Lindas de Goiás

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Estratégia foi implantada na UPA Mansões Odisseia e Hospital Bom Jesus

Proporcionar a melhoria contínua dos fluxos e processos dentro das unidades de saúde. Esse é o objetivo da estratégia UPA Day e HOSP Day, implantada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisseia e Hospital Bom Jesus. A atividade visa ainda consolidar o modelo de governança assistencial cada vez mais eficiente, assegurada pela gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que assumiu recentemente a gestão compartilhada das unidades.

Esse alinhamento proporciona ao beneficiário do SUS – Sistema único de Saúde de Águas Linda de Goiás um acolhimento mais humanizado, seguro e de qualidade. Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas das unidades, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.

Durante a rotina, representantes das diversas áreas dos serviços de saúde se reúnem para pontuar as possíveis falhas ocorridas no dia anterior e desenvolver medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência. Na última quinta-feira, 22/07, excepcionalmente, todos os colaboradores da UPA Mansões Odisseia participaram do momento de implantação da estratégia para facilitar a percepção da dinâmica do trabalho. A atividade ocorreu em menos de dez minutos.

“É um momento de extrema importância para a equipe. Durante a breve reunião podemos dar sugestões de melhoria até mesmo de questões pontuadas pelos próprios pacientes. Nessa semana, já conseguimos implementar uma série de benfeitorias que foram pontuadas durante o DAY”, explicou Thaissa Natalia de Aquino, coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da UPA Mansões.

Excelência na assistência e satisfação do usuário

A implementação de iniciativas como a UPA Day e HOSP Day assegura a qualidade dos serviços administrados pela organização social em todo o país, fato reconhecido pelos pacientes assistidos nas unidades. No primeiro semestre de 2021, as unidades administradas pela Instituição registram um índice de satisfação em média de quase 98%, de acordo com o levantamento feito pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

O setor é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes. Os registros podem ser feitos por meio de formulários on-line, em urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp ou pesquisa in loco.

Reconhecimento

Em Maceió, por exemplo, sob a gestão ISAC, a UPA Trapiche Barra conquistou o selo da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Atualmente, a unidade é um dos três equipamentos do país na área de urgência e emergência, vinculados ao SUS – Sistema Único de Saúde, com a certificação da ONA 2, que reconhece padrões internacionais de segurança do paciente e qualidade nos serviços ofertados pela unidade.

“O Day favorece o fortalecimento do time e permite que a equipe pratique a avaliação do trabalho constantemente. Com isso, conseguimos identificar possíveis falhas e construir em grupo soluções imediatas para resolução ágil. O resultado é percebido pelos nossos beneficiários por meio de uma assistência cada vez mais qualificada, eficiente e pautada na humanização”, Kamyla Bastos, diretora-geral da UPA Mansões Odisseia e Hospital Bom Jesus.

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