Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade se tornou uma das referências nacionais no cuidado com os pacientes graves do coronavírus
Após atender 702 pacientes, a UTI – Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para acolhimento de pacientes com covid-19 montada no HGP – Hospital Geral de Palmas será desmobilizada. Custeada pelo Governo do Tocantins e sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade iniciou a assistência aos indivíduos diagnosticados pelo coronavírus em 24 de agosto de 2020.
Durante os 16 meses de funcionamento, foram registradas 205 altas médicas e 73 transferências para unidades de menor complexidade. Referência em Tocantins, com 30 leitos de terapia intensiva, o perfil dos pacientes internados na UTI Covid-19 do HGP, na maioria das vezes, era composto por pessoas com quadro clínico grave, chegando muitas vezes já entubadas.
Eficiência na aplicação dos recursos
A transparência na aplicação dos recursos públicos é um diferencial da gestão ISAC. Durante o período que gerenciou a unidade, a Organização Social entregou todas as prestações de contas dentro prazo estipulado, atendendo às exigências previstas no contrato. Para dar ampla publicidade aos dados administrativos, o ISAC manteve atualizado o acesso às informações por meio do Portal da Transparência, oportunizando o acompanhamento contínuo para todos os interessados.
O uso racional dos recursos do erário fez com que a unidade apresentasse um dos menores custos de leito de UTI de todo o país.
Humanização e satisfação do usuário
A humanização também é uma das marcas do jeito ISAC de cuidar. Para minimizar os impactos emocionais causados pelo distanciamento dos familiares, a unidade foi uma das primeiras do país a implantar programas como a visita virtual por videochamada, musicoterapia, momentos de fé com cânticos e orações, bem como as visitas presenciais, com monitoramento e contenção de riscos para assegurar a segurança dos visitantes.
O resultado do acolhimento de qualidade, humanizado e seguro para o paciente é comprovado pelo alto índice de satisfação dos usuários. Durante os meses de funcionamento, a unidade apresentou um percentual superior a 98% de satisfação.
Para garantir a total isenção do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.
Referência nacional
Além de atender tocantinenses de diversas cidades, a UTI Covid-19 teve papel fundamental no acolhimento, na internação e no tratamento de pacientes de Manaus (AM), durante a crise que a capital amazonense viveu pela falta de leitos e oxigênio.
As famílias dos pacientes puderam também ser assistidas pela equipe multiprofissional, com apoio psicológico e de assistência social.
Confira o e-book com as informações sobre a desmobilização da unidade.