Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

ISAC finaliza as atividades na UTI Covid-19 no HGP com mais de 700 pacientes atendidos

Getting your Trinity Audio player ready...

Unidade se tornou uma das referências nacionais no cuidado com os pacientes graves do coronavírus

Após atender 702 pacientes, a UTI – Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para acolhimento de pacientes com covid-19 montada no HGP – Hospital Geral de Palmas será desmobilizada. Custeada pelo Governo do Tocantins e sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade iniciou a assistência aos indivíduos diagnosticados pelo coronavírus em 24 de agosto de 2020.

Durante os 16 meses de funcionamento, foram registradas 205 altas médicas e 73 transferências para unidades de menor complexidade. Referência em Tocantins, com 30 leitos de terapia intensiva, o perfil dos pacientes internados na UTI Covid-19 do HGP, na maioria das vezes, era composto por pessoas com quadro clínico grave, chegando muitas vezes já entubadas.

Eficiência na aplicação dos recursos

A transparência na aplicação dos recursos públicos é um diferencial da gestão ISAC. Durante o período que gerenciou a unidade, a Organização Social entregou todas as prestações de contas dentro prazo estipulado, atendendo às exigências previstas no contrato. Para dar ampla publicidade aos dados administrativos, o ISAC manteve atualizado o acesso às informações por meio do Portal da Transparência, oportunizando o acompanhamento contínuo para todos os interessados.

O uso racional dos recursos do erário fez com que a unidade apresentasse um dos menores custos de leito de UTI de todo o país.

Humanização e satisfação do usuário

A humanização também é uma das marcas do jeito ISAC de cuidar. Para minimizar os impactos emocionais causados pelo distanciamento dos familiares, a unidade foi uma das primeiras do país a implantar programas como a visita virtual por videochamada, musicoterapia, momentos de fé com cânticos e orações, bem como as visitas presenciais, com monitoramento e contenção de riscos para assegurar a segurança dos visitantes.

O resultado do acolhimento de qualidade, humanizado e seguro para o paciente é comprovado pelo alto índice de satisfação dos usuários. Durante os meses de funcionamento, a unidade apresentou um percentual superior a 98% de satisfação.

Para garantir a total isenção do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

Referência nacional

Além de atender tocantinenses de diversas cidades, a UTI Covid-19 teve papel fundamental no acolhimento, na internação e no tratamento de pacientes de Manaus (AM), durante a crise que a capital amazonense viveu pela falta de leitos e oxigênio.

As famílias dos pacientes puderam também ser assistidas pela equipe multiprofissional, com apoio psicológico e de assistência social.

Confira o e-book com as informações sobre a desmobilização da unidade.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.