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Um passo a mais na qualidade em saúde no Tocantins
O ISAC – Instituto de Saúde e Cidadania, tem como princípio o cuidado com as pessoas, implementado ações que desenvolvem e melhoram a qualidade e segurança dos pacientes.
E seguindo esse caminho, nesse mês de novembro, foram instalados Núcleos de Segurança do Paciente, no Hospital Regional de Gurupi, Hospital Estadual de Combate a Covid, na Capital e UTI do Hospital Geral de Palmas. Além de ser uma exigência da Anvisa, o NSP é uma ferramenta importante que colabora com os planos de ações para melhoria da qualidade e segurança do paciente.
O NSP possui comissões formadas por equipes multidisciplinares, atende aos protocolos de segurança e conta com uma ferramenta interna para a notificação de eventos adversos. É ainda o responsável por desenvolver ações positivas que visam a qualidade de vida e recuperação das pessoas que procuram atendimento médico em qualquer unidade de saúde.
Para implementar o Núcleo, cerca de 50 profissionais das três unidades, participaram da capacitação que ministrada pela enfermeira Thalita Mesquita, que faz parte da equipe de qualidade da Vital. O treinamento seguiu a orientação do Ministério da Saúde, e obedeceu o distanciamento social, dividindo as equipes em modo presencial e digital.
Além de entender os princípios do NSP, os profissionais também receberam treinamento sobre a nova ferramenta: ficha de notificação de eventos adversos. “O Núcleo funciona como um coração da unidade. E com a ficha de notificação, o colaborador pode relatar falhas na segurança do paciente. E dessa forma o Núcleo pode dar as tratativas, identificando causa/raiz do problemas e a partir daí abrir plano de ação para traçar as melhorias”, explica Thalita. As fichas serão distribuídas dentro das unidades e depositadas em uma urna especifica, o colaborador pode entregar sem se identificar.