Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

ISAC instala Núcleo de Segurança do Paciente em três hospitais

Getting your Trinity Audio player ready...

Um passo a mais na qualidade em saúde no Tocantins

O ISAC – Instituto de Saúde e Cidadania, tem como princípio o cuidado com as pessoas, implementado ações que desenvolvem e melhoram a qualidade e segurança dos pacientes.

E seguindo esse caminho, nesse mês de novembro, foram instalados Núcleos de Segurança do Paciente, no Hospital Regional de Gurupi, Hospital Estadual de Combate a Covid, na Capital e UTI do Hospital Geral de Palmas. Além de ser uma exigência da Anvisa, o NSP é uma ferramenta importante que colabora com os planos de ações para melhoria da qualidade e segurança do paciente.


O NSP possui comissões formadas por equipes multidisciplinares, atende aos protocolos de segurança e conta com uma ferramenta interna para a notificação de eventos adversos. É ainda o responsável por desenvolver ações positivas que visam a qualidade de vida e recuperação das pessoas que procuram atendimento médico em qualquer unidade de saúde.

                         


Para implementar o Núcleo, cerca de 50 profissionais das três unidades, participaram da capacitação que ministrada pela enfermeira Thalita Mesquita, que faz parte da equipe de qualidade da Vital. O treinamento seguiu a orientação do Ministério da Saúde, e obedeceu o distanciamento social, dividindo as equipes em modo presencial e digital.

Além de entender os princípios do NSP, os profissionais também receberam treinamento sobre a nova ferramenta: ficha de notificação de eventos adversos. “O Núcleo funciona como um coração da unidade. E com a ficha de notificação, o colaborador pode relatar falhas na segurança do paciente. E dessa forma o Núcleo pode dar as tratativas, identificando causa/raiz do problemas e a partir daí abrir plano de ação para traçar as melhorias”, explica Thalita. As fichas serão distribuídas dentro das unidades e depositadas em uma urna especifica, o colaborador pode entregar sem se identificar.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.