Getting your Trinity Audio player ready...
|
Iniciativa faz parte do Movimento pela Vida e visa promover cultura do autocuidado
Quando o assunto é saúde mental, é comum nos depararmos com uma contradição. Mesmo o Brasil sendo campeão mundial em casos de ansiedade e o quinto com mais pessoas deprimidas, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, os transtornos mentais ainda são um tabu para a maioria das pessoas.
Cuidar do outro e esquecer de si mesmo tem sido cada vez mais recorrente. Na área da saúde, essa é uma história que se repete.
É por isso que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania lança a campanha “Eu cuido de mim: saúde mental é para todos!”. Em 2022, a campanha institucional do Movimento pela Vida terá os 12 meses de trabalho voltado ao tema.
A cada mês do ano, um eixo será abordado: respeito, autoconhecimento, reciprocidade, resiliência, diversidade, diálogo positivo, colaboração, empatia, corresponsabilidade, gratidão, gentileza e boas práticas de convivência.
Como desdobramento da campanha, serão produzidos materiais audiovisuais, e-books, matérias e ações presenciais nas unidades para fortalecer a cultura do cuidado com a saúde mental.
Informação x quebra de tabu
A presidente do ISAC, Evane Corbacho, afirmou que a disseminação das informações sobre o assunto ajuda na quebra do preconceito, uma vez que os transtornos mentais podem afetar qualquer pessoa, independente da idade, trazendo consequências para a vida social e produtiva das vítimas.
“Só conseguiremos prevenir doenças como ansiedade e depressão se falarmos a respeito delas de forma aberta. Assim é possível mostrar que existe uma rede de apoio para as vítimas, com tratamento gratuito pelo SUS, e que há maneiras de evitar esses agravos à saúde a partir do autocuidado diário”, afirmou a presidente.
Movimento pela Vida
O Movimento pela Vida foi criado pela WeDo, empresa que presta apoio técnico ao ISAC, para disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde. São produzidos materiais junto à população e meios de comunicação com o intuito de promover sensibilização sobre os cuidados com saúde.