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ISAC lança nova Norma Zero para facilitar a rotina nas unidades

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A padronização dos documentos ganha diretrizes modernas e mais práticas

Quando se fala em processo, geralmente, a imagem é de burocracia e um trabalho chato. No ISAC – Instituto Saúde e Cidadania o conceito é outro. Processos servem para facilitar e garantir a segurança na rotina da Sede Administrativa e das unidades. Pensando nisso, a gestão de Assistência e Qualidade, que é desenvolvida pela Vital, reeditou a Norma Zero do ISAC. Agora, o documento está mais prático.

Thalita Mesquita, gerente de Qualidade, conta que antes a Norma Zero tinha recursos e sistematizações mais complexas. E por isso, na hora do time ISAC adotá-la, muitos tinham dificuldade. “Quando ouvimos as unidades entendemos que era necessário facilitar a rotina. A partir da ideia de agilizar o processo, estabelecemos uma nova diretriz, que alinhou modernidade e respeito à ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas”, revelou.

A norma

A Norma Zero ISAC é uma normativa que estabelece os padrões de documentos no ISAC. Ela define todo o sistema, explicando o que é uma política e um POP – Procedimento Operacional, dentre outros. Além de definir quais sãos os documentos adotados pela instituição, é por meio da Norma Zero que são estabelecidos formatos, fontes, como e quando utilizar.

Vinicius Menezes, CEO da Vital e gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, explica que para uma unidade de saúde implementar a governança assistencial é essencial ter um sistema de padronização funcional e ativo. Segundo ele, a Norma Zero assegura que os processos e atividades possam acontecer da forma definida. “Quando sabemos o que fazer, como e quando, reduzimos os riscos, as falhas operacionais e ainda ganhamos com agilidade. É a organização do processo que norteia a execução das atividades”, detalhou.

Segurança na gestão

No ISAC, o sistema processual tem contribuído para reduzir o retrabalho, desperdício e, ainda, ampliado o controle de documentos, o que Vinicius Menezes considera ser um fator primordial para melhorar a confiança do time e, assim, promover a segurança da gestão. “Queremos disseminar cada vez mais as nossas práticas. Dessa forma, garantimos um ambiente com mais qualidade e segurança para os pacientes”, afirmou o gestor.

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