Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ambiente inclusivo gera acolhimento mais humanizado nas unidades de saúde
Oportunidade para superar os limites e de demonstrar que é capaz. É dessa forma que Márcia Maria Rosa encara a deficiência. A técnica de Enfermagem, que atua no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador, mostra diariamente que é possível desenvolver as atividades laborais com excelência, independente das condições físicas.
“O mais importante na vida de qualquer pessoa é ter um objetivo. Quando mantemos nosso foco, somos capazes de romper qualquer barreira para alcançar nossas metas”, diz.
Com objetivo de ampliar o acesso de PcDs – Pessoas com Deficiência nas unidades de Salvador, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania participou do Dia D PcD. Promovido pelo Simm – Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra, órgão vinculado à prefeitura da capital baiana, o evento ofertou cerca de 330 vagas de emprego exclusivas para esse público.
Cadastro
Durante a atividade, a psicóloga organizacional das unidades ISAC em Salvador, Giulia Silva, fez entrevista comportamental com os candidatos interessados nas vagas oferecidas para atuação nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas.
Um banco de currículos de pessoas foi formado e os candidatos selecionados serão entrevistados pelas lideranças das unidades para concretizar as contratações.
Giulia Silva afirmou que a inclusão do profissional com deficiência auxilia para formação de um ambiente de trabalho humanizado e com mais motivação. “O colaborador com deficiência acaba inspirando os demais profissionais com a demonstração de força de vontade de superar os desafios diários. Também ajuda a gerar um ambiente com mais respeito e relações interpessoais mais humanizadas, que impactam diretamente em um acolhimento de qualidade aos nossos beneficiários”, destacou.
Acolhimento
Com o objetivo de garantir a melhor integração dos profissionais com deficiência que ingressam nas unidades ISAC, um profissional que vai atuar no mesmo setor do funcionário contratado é escolhido para acompanhar e treinar o novo colaborador. O Programa Padrinho, voltado para todos os trabalhadores da instituição, facilita o desenvolvimento do colaborador PcD e proporciona melhor conexão entre os colegas nas unidades.
“Em todos os processos seletivos, a gente trabalha com inclusão. Já temos processos bem desenhados para o acompanhamento e desenvolvimento do colaborador PcD. Estamos investindo continuamente em capacitações, treinamentos e facilitação do acesso à informação. Tudo isso para assegurar um ambiente laboral propício para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores”, explicou Lorena Rodrigues Conte, gestora de Gestão de Pessoas do ISAC.