Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Duas pessoas, um homem à direita e uma mulher à esquerda, estão de frente um para o outro e de perfil para câmera. O homem segura uma sacola plástica com frascos de vidro dentro. Ao fundo, uma inscrição na parede: Jeito ISAC de Cuidar".

ISAC promove campanha de arrecadação de frascos de vidro para leite humano

Getting your Trinity Audio player ready...

Campanha é realizada nas unidades dos estados da Bahia, Alagoas, Pará e Tocantins

A pandemia da covid-19 afetou a rotina de toda a sociedade, e a doação de leite materno também foi prejudicada. Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 14% do quantitativo de leite humano coletado para doação em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus.

A diminuição da coleta do insumo impactou no número de recém-nascidos beneficiados. Estima-se que pelo 16% das crianças prematuras internadas em UTI neonatal no Brasil tiveram dificuldade alimentar com leite humano por conta da diminuição das doações.

Para incentivar esta importante prática, as unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realizam uma campanha nacional de arrecadação de potes e frascos de vidro para armazenamento de leite materno. Os materiais serão doados para bancos leite humano nos estados da Bahia, Tocantins, Alagoas e Pará.

A campanha de incentivo ao aleitamento materno arrecadará os itens até 30 de setembro nas unidades do Tocantins, Pará e Alagoas.

“Esses frascos são materiais importantes para todo o processo de coleta do leite materno, desde a ordenha feita pela mãe doadora até o processo de controle de qualidade, pasteurização, armazenamento e distribuição final para utilização do bebê. A falta desse item compromete de forma significativa o estoque dos bancos de leite e, consequentemente, dificulta a manutenção da nutrição adequada aos bebês que necessitam do aleitamento”, explicou José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC.

Tocantins

Pelo terceiro ano consecutivo, o ISAC promove a campanha em Araguaína. A ação é coordenada pelo SND – Serviço de Nutrição e Dietética do HMA – Hospital Municipal de Araguaína e acontece na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, HMC – Hospital Municipal de Campanha, UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína e no próprio HMA.

Os donativos serão entregues para o Banco de Leite Humano do Município, sediado no Hospital e Maternidade Dom Orione. O material doado pode ser entregue na recepção de qualquer uma das unidades participantes da campanha.

Alagoas

Em Alagoas, as UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes, bem como o Hospital Ib Gatto Falcão, também aderiram à campanha de arrecadação de frascos. Os interessados podem entregar os materiais na recepção das unidades até 30 de setembro.

Dois bancos de leite humano de maternidades alagoanas serão beneficiados com os donativos. São eles: o Hospital Santa Mônica e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Pará

Os paraenses também podem participar da estratégia levando frascos de vidros à recepção das UPAs Cidade Nova e Icuí até 30 de setembro. Os potes serão doados para o Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Bahia

Em Salvador, o Multicentro Carlos Gomes arrecadou potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno até o dia 10 de setembro. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que vem enfrentando dificuldade para manter o estoque.

Frascos de vidro

Somente frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isto porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, sendo aquecido a 62,5º C por 30 minutos.

Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

Duas pessoas, um homem à direita e uma mulher à esquerda, estão de frente um para o outro e de perfil para câmera. O homem segura uma sacola plástica com frascos de vidro dentro. Ao fundo, uma inscrição na parede: Jeito ISAC de Cuidar".
Imagem da campanha de doação de frascos de vidros em anos anteriores em Araguaína

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.