Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Na imagem estão três colaboradoras do ISAC. Elas estão de frente para a câmera, uma atrás da outra. Todas usam uniforme, máscara, touca e óculos.

ISAC torna-se signatário do Pacto Global

Getting your Trinity Audio player ready...

Brasil representa 7% dos mais de 16 mil signatários da iniciativa

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aderiu à maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa: o Pacto Global da Nações Unidas. Com isso, a instituição se compromete a desenvolver ações que contribuam para a promoção dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e para o enfrentamento à corrupção.

Atualmente, mais de 16 mil empresas integram a iniciativa em todo o mundo. Destas, somente 7% são brasileiras.

Dentre as ações já desenvolvidas pelo ISAC, obedecendo às diretrizes do pacto, destacam-se a ocupação de cargos de alta liderança em mais de 80% por mulheres, o uso de ferramentas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos seus canais de comunicação e a adoção do Compliance como ferramenta contra a corrupção.

Evane de Lourdes Ferreira Simonassi Corbacho, presidente do ISAC, explica que o instituto tem compromisso com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade. “Temos como pilares da nossa atuação a valorização e respeito às pessoas; a humanização, a melhoria contínua e a sustentabilidade. Ao aderirmos ao Pacto Global, assumimos o compromisso que torna a nossa missão ainda maior, ultrapassando fronteiras pela garantia dos direitos humanos e da sustentabilidade”, disse Evane.

Ações afirmativas

Também fazem parte das estratégias adotadas pelo ISAC como parte do Pacto Global ações de engajamento e educação em saúde para o público LGBTQIA+. Um exemplo disso foi a campanha Novembro Azul, que incluiu orientações sobre a prevenção do câncer de próstata para mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária em todas as unidades que gerencia no Brasil.

O empoderamento feminino é outro destaque no planejamento do instituto. Agora, a cada três meses, o NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios em Saúde, realizará oficinas, palestras e rodas de conversa para colaboradoras e usuárias das unidades com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres criados pela ONU.

Sobre o Pacto

Lançado em 2000, o Pacto Global incentiva as empresas a estabelecerem suas estratégias e operações de acordo com os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Os signatários do Pacto também se comprometem para o alcance da agenda global de sustentabilidade, incluindo a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

Os 10 Princípios

  1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
  4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  5. A abolição efetiva do trabalho infantil.
  6. Eliminar a discriminação no emprego.
  7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
  8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
  9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
  10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.