Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Imagem mostra o rosto de uma mulher. Ela usa blusa e batom rosa, e tem cabelos na altura dos ombros.

Líderes de Unidades Covid-19 relatam trabalho humanizado de colaboradores do ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

Especial um ano covid no TO: A união e a parceria foram fundamentais na busca de soluções eficazes em meio aos desafios

Pensar em soluções rápidas e eficazes, lidar com a escassez de medicamentos e equipamentos que estavam em falta no Brasil e no mundo e motivar equipes em momentos de medo e aflição. Estes foram alguns dos desafios dos profissionais que estão à frente das Unidades Covid custeadas pelo Governo do Tocantins e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

“Foi um ano de muito aprendizado, para nós e para toda a população. Um ano de muito profissionalismo, de muita dedicação e de perseverança, pois, diariamente, enfrentávamos problemas sem saber como resolver, mas íamos lá, enfrentávamos e resolvíamos, sempre com um pequeno prazo, mas com muita vontade de ajudar o próximo e salvar o maior número possível de vidas”, disse Narita Brito, diretora da UTI Covid-19 no HRG – Hospital de Regional de Gurupi.

Superação

A diretora relembrou outra dificuldade enfrentada em todo o país, que foi a falta de medicamentos, principalmente sedativos, que faziam parte do kit intubação, já que o material estava escasso devido à alta demanda. “Tivemos um grande desafio, porque o paciente estava lá e precisava daquilo para sobreviver. Conseguimos enfrentar este problema graças à união, à força-tarefa do ISAC, do pessoal da logística, entre os hospitais parceiros”, disse ela, garantindo que os pacientes sempre receberam a devida assistência.

Também foi importante a parceria do time de colaboradores. “Tivemos uma união e troca de experiências muito enriquecedoras. Sem estarmos juntos, nada disso seria possível”, concluiu Narita.

Acolhimento

No primeiro ano de atendimento, o HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid -19 registrou vários momentos marcantes, mas na opinião de Cynthia Rosa, diretora da unidade, um dos fatos mais marcantes foi a chegada de pacientes de Manaus, trazidos em uma aeronave da FAB – Força Aérea Brasileira.

“Esses pacientes chegaram no momento em que estávamos no ápice de casos da pandemia. Mesmo assim, toda a equipe se mobilizou e fez o melhor atendimento que podíamos dar”, disse.

Para ela, um grande aliado na resolutividade de casos mais difíceis foi o trabalho humanizado desenvolvido no ISAC. “Prezamos muito pelo atendimento e gestão humanizados. Em muitos momentos, principalmente de perda, tanto de pacientes como de familiares de colaboradores, foi fundamental essa aproximação que temos com os profissionais”, comentou.

Uma das reflexões feitas com os colaboradores era relembrar quantas pessoas voltaram para casa após o atendimento no hospital.
“Eu sempre falava para nossos colaboradores que no momento em que estivessem tristes ou desanimados, deveriam participar de uma alta. É um momento de alegria, em que celebramos a vida. O dia que estiver triste, foca na alta, e assim continuamos firmes, fortes e de coração aberto, com muito carinho para atender nossos pacientes”, ressaltou.

Avanços

A diretora da UTI Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas, Jéssica Costa, avaliou o primeiro ano da pandemia como de muitos avanços. “Quando vamos avaliar tudo que passamos, vimos o quanto avançamos. Principalmente diante do medo do desconhecido, por ser uma doença nova, mas que com cuidados conseguimos superar, ofertando para todos treinamentos adequados, cuidados necessários para evitar a contaminação”, disse.

Na opinião do diretor técnico da UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína, Jorge Oliveira, a capacidade técnica e a dedicação da equipe foram fundamentais para garantir um atendimento de qualidade no primeiro ano da pandemia.

“Conseguimos prestar um atendimento de qualidade com uma equipe muito capacitada e empenhada, sempre entregando um atendimento de excelência. Muitas vidas foram salvas e muitos pacientes foram devolvidos ao convívio familiar”, disse.

Gestão ISAC

O gestor de Assistência de Qualidade do ISAC, Vinicius Menezes, afirmou que os desafios impostos pela pandemia foram transformadores para todo o setor de saúde no Brasil. “As lideranças tiveram que responder prontamente em um cenário desconhecido. Nós, do ISAC, implantamos novos fluxos e adotamos novas medidas, sempre pensando na saúde e na segurança tanto do paciente quanto do colaborador”, enfatizou.

Atualmente, o ISAC gerencia 109 leitos públicos de UTI Covid-19 no Tocantins, a maioria deles regulados pelo Governo do Estado. Outros são custeados pela Prefeitura Municipal de Araguaína. São 10 leitos no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, 10 no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína, 6 no Hospital Municipal de Araguaína, 30 no HGP, 17 no HRA e 36 no HRG.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.