Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Os bebês nascidos no Hospital da Cidade de Maceió recebem as vacinas BCG e Hepatite B, enquanto as puérperas têm a oportunidade de atualizar as vacinas. (Foto: Secom Maceió)

Maternidade do Hospital da Cidade oferece vacinação para recém-nascidos e puérperas

Getting your Trinity Audio player ready...

Recém-nascidos no Hospital da Cidade de Maceió recebem as vacinas BCG e Hepatite B nas primeiras horas de vida, enquanto puérperas podem atualizar a caderneta de vacinação na maternidade, se necessário

Ao chegarem ao mundo, os recém-nascidos na maternidade pública do Hospital da Cidade (HC) de Maceió, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), recebem a primeira dose da vacina contra a hepatite B e, de dose única, a vacina BCG. Ambas são de extrema importância para os bebês se desenvolverem com saúde e protegidos já nas primeiras horas de vida.

Além disso, as puérperas, como são chamadas as mães dos recém-nascidos, também podem ter sua situação vacinal avaliada e atualizada, caso seja necessário. Assim, todos têm a oportunidade de serem imunizados antes da alta hospitalar.

“É um ganho muito relevante para os recém-nascidos e uma recomendação do Ministério da Saúde”, afirma o Dr. Rogério Bernardo, diretor técnico do Hospital da Cidade. “É a garantia de uma maior proteção logo após o nascimento, sem a necessidade de procurar outra unidade de saúde para este fim. Esta é mais uma medida em busca da excelência na assistência à população maceioense”, acrescenta.

Além das duas vacinas, são realizados os testes do Pezinho, Orelhinha e Olhinho, o que permite, por exemplo, a detecção de possíveis doenças hereditárias e congênitas, possibilitando um tratamento precoce e desenvolvimento mais saudável para o bebê. (Foto: Secom Maceió)
Além das duas vacinas, são realizados os testes do Pezinho, Orelhinha e Olhinho, o que permite, por exemplo, a detecção de possíveis doenças hereditárias e congênitas, possibilitando um tratamento precoce e desenvolvimento mais saudável para o bebê. (Foto: Secom Maceió)

E ainda segundo a Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, as aplicações, quando feitas ainda na maternidade, garantem uma melhor cobertura vacinal e oferecem mais comodidade para a família, já que a mãe e seu bebê deixarão o hospital protegidos.

Prematuros e BCG

Existem situações em que se deve evitar a vacina BCG, como é o caso dos bebês prematuros. É o que explica Jéssica Soares, enfermeira da Imunização de Maceió, ressaltando a importância dos pais estarem atentos quanto à realização da vacinação da criança em tempo hábil. 

“Devido ao peso, algumas crianças devem receber a vacina BCG em outro momento, pois só pode ser administrada em recém-nascidos a partir dos dois quilos. E aquelas que nascem em maternidades privadas ou em domicílio também precisarão procurar uma unidade de saúde de referência para fazer essa vacinação, podendo ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, em caso de atraso”, destaca. 

Para ser atendido no HC, é necessário ter sido encaminhado por outra unidade de saúde, como outros hospitais e prontos atendimentos, por meio da regulação municipal. (Foto: Secom Maceió)
Para ser atendido no HC, é necessário ter sido encaminhado por outra unidade de saúde, como outros hospitais e prontos atendimentos, por meio da regulação municipal. (Foto: Secom Maceió)

Portanto, se o recém-nascido deixar a maternidade sem ter sido aplicada a vacina BCG ou tiver nascido em domicílio, a administração do imunizante pode ser realizada nas Unidades de Saúde de Referência em dias específicos, em Maceió. São elas:

– II Centro de Saúde (bairro do Poço): segundas-feiras, das 8 às 16 horas;

– US Ib Gatto (bairro do Tabuleiro): terças-feiras, das 8 às 16 horas;

– US Durval Cortez (bairro do Prado): quartas-feiras, das 8 às 16 horas;

– US Hamilton Falcão (bairro do Benedito Bentes): quartas-feiras, das 8 às 16 horas.

Maternidade Pública Municipal

A primeira maternidade pública da história de Maceió conta com 41 leitos (22 obstétricos, 10 para UTI Neonatal e 9 de observação) para atender mães em situações de risco habitual e alto risco, além de uma equipe de profissionais qualificados e equipamentos modernos para garantir um atendimento completo e eficaz.

Além da maternidade, o HC também oferece um atendimento integral e multidisciplinar em diversas áreas, como Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia, e conta ainda com uma UTI Pediátrica com 10 leitos, que atende crianças de 2 meses a 14 anos.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.