Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Uma mulher com uniforme verde, touca e máscara hospitalar posa para câmera com os braços para trás. Ao fundo, aparecem aparelhos e leitos hospitalares .

Medicina do Trabalho garante mais saúde e segurança aos colaboradores ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

O serviço integra a política de bem-estar dos colaboradores e gera impactos na assistência aos usuários

O cuidado com a saúde do colaborador é um dos pilares instituídos pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Avaliar se o trabalhador tem condições para assumir as funções, monitorar constantemente as condições de saúde dos profissionais e minimizar os riscos inerentes às atividades laborais são algumas das atribuições da Medicina do Trabalho.

Todos os colaboradores do ISAC no país dispõem de acompanhamento médico ocupacional. A iniciativa visa promover a saúde e a qualidade de vida dos profissionais por meio da adoção de medidas articuladas que contribuam para uma relação equilibrada dos trabalhadores com seu ambiente laboral.

“O médico do trabalho é responsável em fazer o acompanhamento da saúde do colaborador. Todos os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e mudança de função são feitos pela equipe de Medicina Ocupacional. Temos uma equipe especializada para o monitoramento constante da saúde do colaborador”, explica Jancarlos Ramos, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho no ISAC.

Acolhimentos

Para facilitar o acesso dos colaboradores ao acolhimento da equipe de Medicina do Trabalho, cada unidade do ISAC estabelece dias específicos da semana para atendimento. A programação é flexível e pode ser readequada de acordo com as demandas. O cronograma de atendimento deve ser conferido com o técnico de Segurança do Trabalho da unidade.

“Nosso objetivo é assegurar o atendimento aos nossos colaboradores. Por isso determinamos os dias de acolhimento baseados na rotina e realidade de cada unidade. As equipes de Medicina laboral também são bastante flexíveis e os acolhimentos podem ser ampliados ou antecipados sempre que houver uma necessidade. Tudo isso para proporcionar o melhor cuidado para quem cuida”, comentou Jancarlos Ramos.

Pesquisa

Com objetivo de conhecer melhor a rotina dos colaboradores, bem como estabelecer programas e ações que contribuam de forma efetiva para a saúde e melhoria da qualidade de vida dos profissionais, o ISAC aplica nas unidades sob sua gerência o estudo do Perfil Epidemiológico.

A estratégia fortalece a cultura de bem-estar dentro da instituição, por meio de uma pesquisa anual sobre a saúde dos colaboradores. Ela é a base para elaboração de um plano de ação de acordo com as necessidades reais do time.

“Precisamos conhecer para cuidar. Com a aplicação do Perfil Epidemiológico, conseguimos ampliar a segurança e bem-estar dos profissionais. A partir das informações coletadas, traçamos um planejamento mais assertivo para um ambiente melhor em nossas unidades, de acordo com as necessidades reais dos nossos colaboradores”, diz Lorena Conte, gestora de Gestão de Pessoas do ISAC.

O questionário é aplicado por meio de um formulário on-line, que garante o sigilo e confidencialidade dos dados. As questões abordam identificação, anamnese ocupacional e clínica e hábitos de vida. A partir das respostas apontadas é feita uma análise do perfil da unidade e, assim, são desenvolvidos planos de ação com a estatística dos dados.

Entre os exemplos estão a aferição do índice de colaboradores com obesidade, trabalhadores com problemas respiratórios ou cardíacos, idade e gênero.

Sinta-se Bem

Outra ação desenvolvida em prol da qualidade de vida dos colaboradores é o programa “Sinta-se Bem”. Ele incentiva a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico como medidas de promoção à saúde e bem-estar dos profissionais que atuam nas unidades gerenciadas pela instituição.

“É mais uma forma de incentivar os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis. Com a prática de atividades físicas, o trabalhador melhora a autoestima, reduz as tensões acumuladas e amplia a sensação de bem-estar. O resultado disso é a melhoria da produtividade e qualidade da assistência prestada em nossas unidades”, afirma Lorena Conte.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.