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Cinco mulheres estão em pé, no meio de um corredor, de frente para a câmera. Três seguram plaquinhas com dicas sobre a identificação do paciente.

Multicentros da Bahia mobilizam colaboradores em prol da segurança do paciente

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Ações educativas abordaram temas como identificação do paciente e higienização das mãos

Os Multicentros de Saúde Vale das Pedrinhas e Carlos Gomes, em Salvador, estão desenvolvendo diversas ações para disseminar a cultura da segurança do paciente entre os colaboradores. A identificação correta do paciente e a importância da higienização das mãos foram o foco das mobilizações realizadas neste ano pelo NSP – Núcleo de Segurança do Paciente.

O setor é responsável pela implementação de fluxos, processos e planejamento de ações positivas que garantem um ambiente cada vez mais seguro para os usuários.

A estratégia é recomendada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária como parte das ações voltadas à segurança do paciente nos serviços de saúde.

A implementação do Núcleo de Segurança do Paciente também segue as diretrizes de governança assistencial adotadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia os dois multicentros na Bahia e outras 13 unidades públicas de saúde no país.

Responsabilidade de todos

De acordo com a gerente de Operações ISAC na Bahia, Kamyla Bastos, a melhoria contínua em prol da segurança do paciente e qualidade do atendimento geram economia em um ambiente onde os custos são altos e os recursos são escassos.

Ela afirma que esse processo depende do engajamento de todos que fazem parte do ambiente de saúde.

“Neste cenário, todos desempenham um papel importante na busca por uma assistência mais segura, incluindo pacientes e seus acompanhantes. Entendemos que essas práticas estão além de uma questão legal. Elas fazem com que os eventos adversos sejam controlados e aumentam a qualidade da assistência prestada à população”, disse a gestora.

E o que é segurança do paciente?

Segundo o levantamento da Universidade de Basel, na Suíça, pelo menos a metade dos eventos adversos pode ser evitada. Eles vão desde falhas na identificação do paciente até problemas de comunicação entre os profissionais de saúde. São situações imprevistas que podem causar danos ao paciente e, em alguns casos, levá-lo à morte.

Nesse sentido, as práticas de segurança do paciente contribuem para a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

Qual é o papel do Núcleo?

O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes; desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade; analisar e avaliar os dados sobre incidentes e eventos adversos na unidade, dentre outras atribuições.

Cabe também a ele implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores. O Programa Nacional de Segurança do Paciente, liderado pelo Ministério da Saúde, estabelece seis metas prioritárias.

São elas: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre os profissionais da saúde; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; e prevenção de queda e lesão por pressão.

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