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Multicentros da Bahia realizam 500 mil atendimento em dois anos de gestão ISAC

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Unidades do ISAC na Bahia apresentam média de 92% de índice de satisfação do usuário

Os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, completaram em 1º de agosto, dois anos sob a gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Durante esse período, cerca de 500 mil atendimentos foram realizados, entre consultas, procedimentos e exames especializados.

“Iniciamos a operação na Bahia em agosto de 2020 e, num curto espaço de tempo, conseguimos assegurar um atendimento mais humanizado, seguro e de qualidade aos nossos beneficiários. Também conseguimos implantar processos mais eficazes que geraram a melhoria de alguns indicadores”, afirmou Kamyla Bastos, gerente de Operações do ISAC na Bahia.

Gestão moderna e eficaz

A implementação de uma nova tecnologia ajudou a dar fim a um problema histórico que ocorria nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas: as filas. Os pacientes de retorno ou interconsulta que realizam o agendamento dos procedimentos especializados nas unidades ambulatoriais ficam cadastrados numa lista de espera eletrônica.

Quando as vagas são liberadas no sistema, as equipes dos multicentros entram em contato com os pacientes para informar o dia e o horário que o procedimento está agendado. A medida evita que os beneficiários do serviço tenham que retornar constantemente às unidades para verificação da disponibilidade de vagas para as especialidades. A iniciativa acabou com a formação de filas que se acumulavam no início das manhãs na frente do posto.

A implantação do recurso faz parte do processo de modernização promovido conjuntamente com a Secretaria Municipal da Saúde.

“Nossa expectativa com a implantação da ferramenta é reduzir a formação das filas, que é um problema histórico e cultural que acontece pelas manhãs antes da abertura do posto. Também aumentamos a comodidade dos nossos usuários que precisavam se deslocar constantemente para verificar a disponibilidade das vagas. A plataforma garante uma assistência mais qualificada, humanizada e segura para os nossos pacientes”, afirmou Karol Oliveira, diretora-geral do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Jeito ISAC

O Jeito ISAC de cuidar, focado na prestação de uma assistência de qualidade, humanizada e que prioriza a segurança do paciente, também tem chamado a atenção dos usuários dos serviços de saúde.

A dona de casa, Conceição Correia Batista, 58 anos, ficou satisfeita com a forma cuidadosa que foi tratada no Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas. Acolhida pela equipe multidisciplinar do posto em diversas especialidades, ela afirmou que essa forma de cuidar deveria ser seguida em todas as unidades do SUS – Sistema Único de Saúde. “Não tenho que me queixar de nada. Graças a Deus, os profissionais são excelentes. Tenho orgulho de falar porque eles trabalham bem. Parabéns”, destacou.

De acordo com a diretora-geral do Multicentro Vale das Pedrinhas, Celisangela Matias, a satisfação dos usuários é resultado de uma cultura organizacional que prioriza a humanização na relação com os pacientes.

“O acolhimento humanizado é um pilar dentro da nossa unidade. Entendemos que o bom atendimento começa desde o primeiro momento que o paciente acessa nossa unidade, da recepção até o consultório médico. Por isso, nossas equipes passam por atualizações contínuas para fortalecer a assistência qualificada, segura e humanizada”, afirmou a diretora.

Aprovação

A qualidade dos serviços nas unidades ISAC na Bahia também pode ser atestada por meio dos resultados apresentados na pesquisa de satisfação. No primeiro semestre de 2022, os Multicentros registraram uma média de satisfação do usuário acima de 92%, de acordo com o levantamento feito pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

O setor é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes. Os registros podem ser feitos por meio de formulários on-line, em urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp ou pesquisa in loco.

A secretária, Tailane Santos, 31 anos, foi uma das pacientes que preencheram o formulário de elogios de forma voluntária, após uma consulta com o médico clínico. Ela destacou o bom acolhimento recebido desde a recepção até o consultório médico no Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

“Gostei demais do atendimento. As pessoas são sempre muito cordiais. Isso é importante demais para o paciente. A gente se sente prestigiada. Quero deixar meu elogio público porque infelizmente não é muito comum esse tipo de tratamento no SUS”, disse Tailane.

Reconhecimento profissional

A valorização dos colaboradores e o estímulo ao crescimento profissional também fazem parte do Jeito ISAC. O reconhecimento faz parte da jornada da auxiliar administrativa, Isla Carolino, que integra o time ISAC no Vale das Pedrinhas. Há quase dois anos fazendo parte da equipe, a colaboradora foi promovida ao cargo de Supervisora Administrativa.

“É gratificante quando atuamos em uma instituição que reconhece e valoriza o colaborador, permitindo o crescimento pessoal e profissional. Isso nos dá ainda mais motivação em desenvolver um trabalho de excelência e cada vez melhor”, afirmou.

Já Ana Paula Paraná vê no ISAC a oportunidade de ascensão profissional. Após participar de um processo seletivo interno, ela foi promovida do cargo de técnica de Enfermagem para enfermeira.

“Me sinto motivada e grata pelo meu desempenho profissional, e sempre em busca da melhora. Percebo claramente que o ISAC proporciona o crescimento profissional para aqueles colaboradores que apresentam bom desempenho. Somos o tempo todo incentivados a desenvolver bem nossas habilidades”, explicou.

Valorização das equipes

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve nos Multicentros uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.

Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.

Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.

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