Getting your Trinity Audio player ready...
|
Espaço deve realizar uma média de 36 cirurgias por mês. Primeira cirurgia já está agendada
Um dia histórico para a cidade de Águas Lindas. Após quase duas décadas, o Hospital Bom Jesus ganhou um novo centro cirúrgico para procedimentos eletivos. A modernização da unidade faz parte do processo de melhorias da unidade hospitalar adotado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas e pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, Organização Social que faz a gestão compartilhada do hospital.
A solenidade para marcar a reativação do Centro Cirúrgico Dr. Ubiratan Carneiro da Silva foi realizada nessa quinta-feira, 3 de março, e contou com a presença do prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, do vice-prefeito, Jorge Amaro, dentre outras autoridades.
“Podemos dizer que hoje é um momento emblemático para Águas Lindas porque nós estamos conseguindo reabrir o centro cirúrgico de um hospital, uma ala importantíssima, que irá salvar e preservar muitas vidas”, disse o prefeito Lucas Antonietti.
Ele ressaltou que, como médico, o momento é de gratidão. “Agradeço a Deus por esta oportunidade de ser médico e estar como prefeito, podendo entregar obras como essas, capazes de mudar a vida de uma população e de uma cidade”, enfatizou.
O secretário municipal de Saúde, Rui Borges, destacou que a entrega do novo centro cirúrgico representa melhorias na saúde que o município estava esperando há décadas.
“Tenho muito orgulho de fazer parte e lutar junto com esta administração por essas conquistas tão significativas para o nosso município. Este centro estava há mais de 15 anos parado e nenhuma outra administração conseguiu viabilizar a retomada das cirurgias. E hoje está sendo cumprido um compromisso de não dar só mais dignidade, mas principalmente saúde para a nossa população.”
Homenagem
O nome do centro cirúrgico, Dr. Ubiratan Carneiro da Silva, é uma homenagem ao médico pioneiro na cidade, ex-proprietário e responsável pela fundação do primeiro Hospital Bom Jesus no parque da Barragem, nome comum da cidade, antes de sua emancipação. O hospital, que era particular, foi comprado pelo município na gestão 2005 a 2008 em parceria com o governo estadual.
Durante a cerimônia, Ana Paula Aires Carneiro, filha do médico homenageado, falou sobre a importância do acontecimento. “A construção deste hospital sempre foi um sonho do meu pai. Estamos muito felizes com essa homenagem”, disse.
Segurança e qualidade para os pacientes
No primeiro momento, o centro cirúrgico realizará os procedimentos de hérnia e de remoção da vesícula. A capacidade inicial do novo espaço é de realizar 36 cirurgias por mês em pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde de Águas Lindas.
“Para nós, é uma honra reabrir o centro, depois de tantos anos. Nossa equipe está devidamente capacitada e empenhada, passou por todos os treinamentos e adotaremos os protocolos assistenciais que vão garantir segurança e qualidade humanizada aos pacientes. Em nome do ISAC, podemos afirmar que estamos construindo uma saúde de qualidade humanizada, tendo o paciente como centro do cuidado”, afirmou George Silva, diretor-geral do Hospital Bom Jesus.
A primeira cirurgia no novo centro cirúrgico está agendada para sexta-feira, 4, às 7h.
Sobre o hospital
Com capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, o Hospital Bom Jesus é um dos principais equipamentos de saúde de Águas Lindas de Goiás e região.
Ele atende casos de baixa e média complexidades e oferta os serviços de internação e pronto atendimento de urgência e emergência para covid-19, Ortopedia e Clínica Médica.
O Hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo um modelo de governança assistencial que garante à população uma assistência humanizada, segura e de qualidade.