Getting your Trinity Audio player ready...
|
Certificação reconhece padrões internacionais de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania conquistou a acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió. A unidade é a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas. A conquista será celebrada em uma cerimônia oficial no dia 09/07, às 9h, com transmissão ao vivo no canal do ISAC no YouTube.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.
Além de avaliar os critérios de segurança, a certificação também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a Instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.
“A acreditação do ISAC na UPA Trapiche da Barra é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da Instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Trabalho em equipe e atendimento humanizado
Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a certificação é resultado do trabalho em equipe baseado em valores como humanização, integridade, qualidade e segurança do paciente.
“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos colaboradores da UPA continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a unidade, com foco na segurança do paciente”, relata Evane Corbacho, presidente do ISAC. Ela complementa: “Fazemos isso tendo como base o nosso Jeito ISAC de ser: íntegro, humano e transparente”.
A diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Flávia Pontes, comenta sobre a busca contínua da equipe em prol da excelência na assistência à saúde.
“Quando acreditamos em uma causa e a abraçamos, conseguimos alcançar o resultado desejado. Nosso time na UPA Trapiche da Barra tem feito isso. Eles acreditaram na saúde de excelência e segura. E a cada dia melhoraram. Essa melhoria contínua os fez evoluir e agora, que transformaram a jornada da qualidade em alicerce, fazem um voo ainda maior. Temos muito orgulho de cada um deles. Força, coragem, foco e determinação fazem parte de quem vocês são!”, comenta a gestora.
Certificação ONA
Em 2019, a UPA Trapiche da Barra conquistou o nível 1 da certificação da ONA. Na época, a unidade foi a quinta UPA a receber o selo no país e a primeira de Alagoas.
Um ano depois, a unidade demonstrou que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores como a pandemia do novo coronavírus.
Para o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, a certificação vem mostrar que a gestão ISAc está na direção certa. “Em tempos desafiantes como este de pandemia que atinge a todos, receber esse reconhecimento é mais do que gratificante, é motivador. A ONA 2 chega para nos mostrar que devemos seguir colocando as pessoas em primeiro lugar e que podemos fazer saúde pública com excelência”, ressalta.
Serviços
Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.
A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC. Possui porte III e oferta serviços de urgência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.
A sua infraestrutura conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.
Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos Covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes com Covid-19.