Getting your Trinity Audio player ready...
|
“Vamos embora pra casa”, a frase do palmense Luis Carlos Almeida Sousa veio carregada de muita felicidade. Ele, que tem 36 anos, queria apenas “ir para casa ficar com a minha família”. Seu Luis foi um dos primeiros pacientes infectados pelo Coronavírus a ser atendido no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC) que está sendo gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em cooperação-técnica com o Governo do Tocantins.
Demonstrando gratidão, seu Luis saiu garantindo que ia abraçar a família. Ao ser lembrado que o contato deveria ser com distanciamento social, ele deu uma risada deixando claro que a saudade estava apertando no peito.
A saída de Luis foi carregada de emoção, ele recebeu o certificado de coragem por ter vencido a batalha contra o coronavírus. “Sou um campeão. Eu venci a covil”, declarou Luis bastante emocionado. Ao todo, dois pacientes já receberam alta no HECC.
Preparada para atender 70 tocantinenses, sendo 60 em leitos clínicos e 10 em UTI – Unidade de Terapia Intensiva, o HECC está iniciando suas atividades de forma gradativa. Inicialmente, foram abertos seis leitos clínicos e um de UTI. Ontem, 25, esse número saltou para 12 leitos clínicos e três de UTI.
Os pacientes atendidos pelo HECC são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, que é gerenciada pela Secretaria de Saúde. A unidade é restrita aos pacientes. Por segurança, não há acompanhantes ou visitas.
Toda tarde, o estabelecimento de saúde fornece aos familiares indicados pelo paciente ou seus responsáveis legais, o boletim do estado de saúde. Nos casos com liberação médica são realizadas as visitas virtuais.