Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
PAI de Araguaína possui um protocolo especial que prioriza o atendimento às crianças autistas. (Foto: Sewcream/Freepik)

PAI de Araguaína prioriza o atendimento para crianças autistas

Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa proporciona um acolhimento mais humanizado e evita o estresse em situações de espera prolongada, devido à sensibilidade sensorial e às dificuldades de comunicação

Oferecer um atendimento mais acolhedor, humanizado e eficiente. É o que o PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, oferece ao seguir um protocolo especial para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Baseado em cores, o modelo de atendimento na unidade é a Classificação de Risco, onde cada cor representa um nível de urgência. E quando há dois pacientes com a mesma cor de pulseira, a criança autista terá prioridade no atendimento.

“Implantamos este protocolo de atendimento para que os pais e as crianças autistas tenham uma melhor comodidade no atendimento devido à sensibilidade sensorial e às dificuldades de comunicação dos pequeninos”, explica Gabriela Garcia, coordenadora médica do PAI.

A maioria dos pais chegam no PAI com a carteirinha de autista da criança, porém, quando a documentação está ausente, “a equipe aciona a técnica de Fluxo de Atendimento ou a assistente social da unidade, sinalizando ao médico que o paciente é autista”, explica Gabriela Garcia.

Carteira do Autista

José Pedro Piva é uma criança “atípica” de seis anos de idade. Ele já precisou de assistência no PAI e, na recepção, a mãe Caroline Carvalho Piva só precisou apresentar a Carteira do Autista para ter uma passagem rápida logo na primeira etapa do atendimento.

“Essa prioridade é um grande ganho para as crianças autistas, porque elas merecem isso. É uma necessidade”, avalia Caroline. “Elas são assim porque têm uma neurodivergência e a gente precisa começar a aceitar, entender e abraçar isso”, recomenda.

O atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista é garantido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023. (Foto: Freepik)
O atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista é garantido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023. (Foto: Freepik)

João é irmão mais velho de Maria Júlia, de quatro anos e “típica”. E a mãe conta que, dependendo da situação, tem comportamentos diferentes com os filhos.

“Com a Maria Júlia, eu sou uma mãe ‘típica’ e consigo conversar com ela para que entenda que é preciso esperar um pouquinho, que um amiguinho está precisando de mais atenção que ela. Com o José Pedro precisa ser diferente”, conclui Caroline.

Como solicitar a Carteira do Autista?

Para dar agilidade ao atendimento é importante que a criança esteja usando o cordão do autista ou que os pais tenham em mãos a CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista do filho ou filha.

O documento é instituído pela Lei Romeo Mion, como é mais conhecida a Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 6.619, de 24 de abril de 2023.

A emissão da CIPTEA é gratuita e garante diversos benefícios, como prioridade em filas de espera e acesso a serviços públicos. (Foto: Reprodução/CIPTEA)
A emissão da CIPTEA é gratuita e garante diversos benefícios, como prioridade em filas de espera e acesso a serviços públicos. (Foto: Reprodução/CIPTEA)

Para solicitar, basta acessar o site https://sistemas.ati.to.gov.br/ciptea/login e clicar ou tocar no botão Primeiro Acesso. Em seguida, informar o número do CPF e nome de quem vai usar a carteira, cadastrar um e-mail e senha de acesso no sistema, e anexar um documento de identificação com foto.

Já para a validação da CIPTEA, os documentos necessários incluem uma foto 3×4, comprovante de residência, documentos pessoais do responsável legal, documentos pessoais da criança (RG, CPF, Certidão de Nascimento), além de um laudo médico ou atestado com a indicação da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Cordão do Autista

O cordão do autista é um acessório que ajuda a identificar uma pessoa com deficiência “invisível” ou “oculta”, como o TEA, e consiste em cordão com fita estampada com peças de quebra-cabeça coloridas ou girassóis.

O quebra-cabeça é o símbolo tradicional do autismo e representa a diversidade e a unicidade das pessoas com TEA. Já o girassol foi escolhido pela comunidade autista como um símbolo alternativo da condição, visto que é uma flor que se destaca pela beleza, resistência e resiliência.

No Brasil, a Lei nº 14.624/2023 oficializou o cordão de fita com desenhos de girassol como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. (Foto: Roberto Suguino/Agência Senado)

O cordão pode ser comprado em lojas físicas e on-line especializadas em produtos para autistas. Seu uso é opcional e a própria pessoa com TEA deve decidir se deseja usar.

Além de facilitar a identificação, o cordão do autista tem outros dois objetivos. O primeiro é garantir a acessibilidade e atendimento prioritário em locais públicos e privados, como filas, assentos e vagas preferenciais, e o segundo, para ajudar a conscientizar a sociedade e promover a inclusão de pessoas com TEA.

Sobre o PAI

Única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado e exclusivo para crianças de Araguaína e região, o Pronto Atendimento Infantil é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui três consultórios médicos e capacidade para atender 150 pacientes por dia.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.