Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com 43.418 atendimentos realizados, de janeiro a março deste ano, as unidades geridas pelo ISAC, em Araguaína, apresentaram fluxo de atendimentos superior em comparação com 2024
No primeiro trimestre de 2025, as unidades de saúde geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em Araguaína, registraram 43.418 atendimentos realizados, constatando a demanda crescente por serviços de saúde no município.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro foi a mais procurada pela população, com 26.182 atendimentos de janeiro a março deste ano, seguida do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que é referência em Pediatria de urgência e emergência no Tocantins e registrou 11.149 atendimentos.
Já o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) somou 5.852 atendimentos no mesmo período e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), que recebe os pacientes via regulação, registrou 235 atendimentos.
“As métricas são fundamentais para entendermos como a demanda de saúde cresce, mas também para consolidarmos estratégias em períodos de sazonalidade de como podemos manter o atendimento constante sem prejuízos à população”, comenta Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína.
Enquanto unidade referência no atendimento pediátrico de alta complexidade, o HMA se destaca pela realização de cirurgias cardiopediátricas. Em janeiro, o hospital fez história na saúde no Tocantins ao realizar pela primeira vez uma cirurgia cardíaca minimamente invasiva em dois pacientes pediátricos.
A cirurgia, denominada Fechamento da Comunicação Interatrial, foi realizada com uma técnica inovadora que acessa o coração a partir da região da costela, com impacto estético reduzido, recuperação mais rápida e sem necessidade de fratura óssea.
“Nós conseguimos rodar as demandas eletivas e também de urgências, mesmo com ocupação hospitalar desafiadora”, destaca a Dra. Elena Medrado, médica pediatra e diretora-técnica do HMA. “O nosso hospital tem dedicado tempo à capacitação de equipes, processo de protocolos que auxiliam no fluxo desse paciente, além de contar, cada dia mais, com cirurgiões de altíssimo padrão, sendo cada vez mais demandados com cirurgias especializadas como as cardíacas e urológicas”, acrescenta.
Ao todo, o HMA registrou 301 cirurgias realizadas no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 47,55% em comparação com o mesmo período de 2024, com 204 cirurgias. Sobre o número de internações, outro destaque, com 746 no período, o que representa um aumento de 21,9% em relação ao ano anterior, com 612 internações registradas.