Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Logotipo da campanha Perfil epidemiológico: Tô dentro! e endereço eletrônico perfil.isac.org.br para participar da pesquisa

Pesquisa vai definir novo perfil epidemiológico do ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

A saúde e o bem-estar dos colaboradores são imprescindíveis. E para continuar cuidando de quem cuida, todos os trabalhadores do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, inclusive os prestadores de serviço e terceirizados, estão convidados para participar da pesquisa do novo perfil epidemiológico da instituição. O levantamento começou nesta segunda-feira, 10 de abril, e é totalmente on-line.

A gestora de Gestão de Pessoas no ISAC, Lorena Conte, ressalta a importância da realização da pesquisa e da participação dos trabalhadores. “A gente quer muito ouvir de você, colaborador, sobre como está a sua saúde para que, a partir disso, nós possamos traçar ações que promovam mais saúde e qualidade de vida no trabalho”, comenta.

Essas ações, segundo explica a gestora, fazem parte do Planejamento Estratégico de Saúde e Segurança, que é direcionado à prevenção de doenças e melhorias no ambiente de trabalho, por isso a participação dos colaboradores é essencial.

Mas, afinal, o que é um perfil epidemiológico?

“Um perfil epidemiológico busca identificar o quadro de saúde de um grupo populacional, neste caso os trabalhadores das unidades gerenciadas pelo ISAC”, explica o médico do trabalho, Dr. Ricardo Possagno. “Com esse quadro formado nós conseguimos determinar quantos funcionários têm características para pré-diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e osteomusculares, que são comuns nas empresas, e até mesmo doenças mentais, depressão e ansiedade, e, então, fazer um trabalho de orientação e prevenção”, destaca.

Ou seja, compreendendo fatores, como rotina, histórico familiar e hábitos de vida dos trabalhadores, é possível estabelecer estratégias e políticas de saúde que ofereçam mais segurança e bem-estar no ambiente de trabalho para todos os colaboradores da instituição.

Além disso, o médico do trabalho lembra que o ISAC, enquanto instituição acreditada mundialmente em Rede de Atenção à Saúde pela Qmentum Internacional, considera em sua pesquisa as questões que estão de acordo com questionários aplicados internacionalmente, como os da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Para participar da pesquisa basta clicar neste link ou acessar o site: perfil.isac.org.br.

Saiba mais sobre o perfil epidemiológico

O que é?

O perfil epidemiológico ou perfil de saúde do trabalhador é um estudo que leva em conta uma série de informações para elaborar um quadro de saúde geral de um grupo de pessoas que compartilham o mesmo ambiente de trabalho ou instituição.

Para que serve?

Com essas informações, a organização pode identificar padrões de comportamento e hábitos de vida prejudiciais à saúde dos trabalhadores e, assim, desenvolver ações e programas de prevenção a doenças, estímulo de hábitos saudáveis e promoção da saúde e qualidade de vida.

Como funciona?

Quando um perfil epidemiológico identifica, por exemplo, que os trabalhadores de uma empresa apresentam um quadro de sobrepeso e obesidade, ou quadros de depressão e ansiedade, os departamentos responsáveis podem desenvolver ações de sensibilização para práticas saudáveis, com foco preventivo daquele problema, como estimular uma alimentação mais balanceada ou organizar palestras sobre saúde mental.

Por que é importante participar?

A participação dos trabalhadores torna possível traçar um perfil epidemiológico para planejar ações e programas que podem melhorar substancialmente a qualidade de vida dos trabalhadores dentro e fora da empresa.

O que devo responder?

As perguntas do questionário on-line abordam idade, altura, peso, frequência de atividade física, consumo de bebida alcoólica, presença ou ausência de determinadas doenças e outras situações e condições dos trabalhadores.

Quem terá acesso às informações?

As informações obtidas são de uso do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador.

É seguro?

A pesquisa do perfil epidemiológico obedece às normas da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, portanto, as informações são sigilosas e confidenciais.

Até quando posso responder?

A pesquisa pode ser respondida até as 23h59 do dia 23 de abril.

Quem pode participar?

Todos os colaboradores do ISAC, inclusive os prestadores de serviço e terceirizados.

Como posso participar?

Para participar, basta preencher o questionário on-line disponível neste link. As perguntas também podem ser acessadas pelo celular, por meio do QR Code impresso nos murais de comunicação visual das unidades.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.