Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Plantão Psicológico: apoio emocional e cuidado psicológico para os profissionais de saúde

Getting your Trinity Audio player ready...

Programa oferecido pelas unidades de saúde aos colaboradores auxilia no cuidado emocional dos profissionais

As unidades de saúde gerenciadas pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) estão implementando um serviço de plantão psicológico visando oferecer apoio emocional e cuidado psicológico para colaboradores das unidades de saúde. Essa iniciativa representa um importante avanço no cuidado integral e na promoção do bem-estar no ambiente hospitalar.

A implementação do plantão psicológico nas unidades de saúde é uma resposta às necessidades identificadas no contexto da assistência à saúde. A hospitalização e os procedimentos médicos podem gerar estresse, ansiedade e outras dificuldades emocionais tanto para os pacientes quanto para os profissionais que lidam com situações desafiadoras diariamente. Portanto, esse serviço visa proporcionar um espaço de acolhimento e suporte psicológico.

“O plantão psicológico é um atendimento imediato que promove diálogo, com foco nas vivências do colaborador, seja na vida pessoal ou profissional, um local onde eles se sentem ouvidos e, o mais importante, sem serem julgados, o fato de saberem que existe um profissional que está disposto a ouvi-los, os deixam mais tranquilos. Além de auxiliar no processo de ressignificação de suas angústias”, destaca Renata Ribeiro de Souza, psicóloga do HMA (Hospital Municipal de Araguaína).

Os psicólogos capacitados e especializados no contexto hospitalar estão disponíveis para realizar escuta ativa, fornecer orientações, oferecer suporte emocional e ajudar na elaboração de estratégias para lidar com as dificuldades enfrentadas.

“Na maioria das vezes a solicitação vem do próprio colaborador, mas também pode ser por solicitação do seu coordenador. Basta que o colaborador busque o profissional psicólogo na sala do RH. Preferencialmente de forma presencial, mas dependendo da necessidade pode ser realizado de forma on-line”, afirma Renata Ribeiro de Souza, psicóloga do HMA.

A disponibilidade desse serviço é favorável para a qualidade do atendimento e para a experiência dos pacientes. O apoio emocional pode contribuir para a redução do estresse, melhoria do bem-estar psicológico e fortalecimento das estratégias de enfrentamento. Além disso, ao oferecer suporte aos profissionais de saúde, o plantão psicológico reconhece e valoriza o cuidado com aqueles que estão na linha de frente, auxiliando no enfrentamento das demandas emocionais da profissão.

O ISAC reconhece a importância do cuidado psicológico como parte integrante da assistência à saúde. Ao promover o acesso a serviços psicológicos, o instituto demonstra seu compromisso em proporcionar um ambiente de cuidado abrangente e de qualidade para pacientes e profissionais de saúde.

“Os colaboradores relatam que o plantão psicológico é muito importante para eles, pois se sentem acolhidos e, o mais importante, de forma sigilosa. É um momento de acolhida, de atenção à saúde mental e alívio da angústia”, relata Renata Ribeiro de Souza, psicóloga do HMA.

O plantão psicológico é uma iniciativa que visa promover o bem-estar emocional, oferecer suporte e fortalecer a resiliência tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde. Ao reconhecer a importância da saúde mental, o hospital busca garantir um atendimento humanizado e de excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos no processo de assistência à saúde.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.