Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Prefeito Wagner elogia gestão do ISAC na UPA Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

“Todos vocês ou amigos de vocês, todos os cidadãos que precisarem entrar aqui na UPA Araguaína, vão ver uma grande transformação feita com muita dedicação pelo ISAC, pela capacidade técnica que eles têm de fazer gestão em saúde, que é uma das melhores do país”, discursou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

O elogio foi feito durante a cerimônia da reinauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, mais conhecida como UPA Araguaína, e reafirma a qualidade da gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no município, a qual, segundo o prefeito, “é tão bem referenciada pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e órgãos de controle porque faz saúde com qualidade”.

O diretor-geral do ISAC no Tocantins, Waldemar Cardoso, prestigiou o evento e agradeceu o reconhecimento e apoio do prefeito. “É com grande satisfação que a gente faz parte desse projeto e o entrega hoje, com total transparência, sem parar um minuto sequer os serviços e sem deixar cair a qualidade do atendimento”, destacou.

O evento foi acompanhado por autoridades, profissionais de saúde, convidados e pessoas em geral, que também reconheceram a parceria da Prefeitura de Araguaína com o ISAC.

Certificação inédita no Brasil

Vale ressaltar que a UPA Araguaína faz parte da rede integrada à Gestão ISAC, certificada, em outubro de 2022, pelo Comitê Internacional de Acreditação. Essa conquista tornou o instituto a primeira organização de saúde do Norte e Nordeste do Brasil, e a segunda da América Latina, a ser acreditada como excelência internacional em Rede de Atenção à Saúde, o que comprova o seu compromisso com a população.

Aplicada em mais de 35 países pela QGA – Quality Global Alliance em parceria com outras entidades, a certificação assegura que as organizações acreditadas passaram por um processo rigoroso de avaliação e que atendem os requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Além da UPA Araguaína também são acreditadas e fazem parte da rede integrada à Gestão ISAC as unidades AME – Ambulatório Municipal de Araguaína, HMA – Hospital Municipal de Araguaína, UPA Mansões Odisseia, UPA Benedito Bentes e UPA Trapiche da Barra.

Porta de entrada do SUS

A UPA Araguaína recebe pacientes do município e de toda a região médio-norte do Tocantins, sendo porta de entrada para o SUS – Sistema Único de Saúde. Com capacidade para atender até 300 pacientes diariamente, a expectativa da Secretaria de Saúde com a conclusão da reforma é pleitear junto ao Ministério da Saúde a promoção de UPA Porte 2 para UPA Porte 3, o que possibilita mais recursos para a unidade e a contratação de mais profissionais.

O atendimento seguiu normalmente durante as obras que reformaram e ampliaram salas de medicação e nebulização, recepção, postos de observação, consultórios, laboratórios, necrotério, área de apoio técnico, almoxarifado e fachada. A UPA Araguaína também implantou salas de classificação de risco, raio X, eletrocardiograma e um novo protocolo de atendimento que se baseia no quadro clínico do paciente.

Custeada pela Prefeitura de Araguaína e pelo governo federal, a unidade é gerenciada pelo ISAC e conta com aproximadamente 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e colaboradores administrativos.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.