Getting your Trinity Audio player ready...
|
Modernização da unidade assegurará acolhimento ainda mais qualificado aos moradores de Águas Lindas
Oferecer um atendimento médico hospitalar humanizado, público e gratuito de qualidade tem sido a prioridade no município de Águas Lindas. Para isso, a Prefeitura está implementando uma série de medidas, dentre elas, a reforma e modernização do Hospital Bom Jesus. Atualmente, o estabelecimento é gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e custeado pelos cofres do município.
“Muitos municípios acabaram utilizando a pandemia como uma desculpa para deixar de evoluir e de avançar em algumas áreas. Nós tomamos a decisão ao contrário, apesar das dificuldades, apesar da questão orçamentária, colocamos isso como desafio e estamos conseguindo avançar em meio à pandemia“, disse o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti.
O projeto prevê três fases. A primeira contemplará os seguintes serviços: reforma do telhado; construção e instalação da rede de gases; reforma e modernização da cozinha industrial hospitalar; ampliação e modernização do refeitório; melhorias na entrada da unidade e adequação do centro cirúrgico e sala de parto.
Em um segundo momento, haverá a expansão e reforma da área de internação, melhorando o parque tecnológico e a acessibilidade do espaço. Por fim, inicia-se a construção e implantação da UTI – Unidade de Terapia Intensiva. A reforma possibilitará a ampliação do número de leitos ofertados. Mais dez unidades deverão compor a estrutura oferecida pelo hospital.
Mais comodidade
O Pronto Atendimento também passará por modernização a partir de uma reestruturação. A sala vermelha será ampliada para aumentar a capacidade de atendimento. “A grande novidade é que o projeto propõe a criação da chamada sala amarela, uma área destinada à assistência de pacientes críticos e semicríticos que iniciam um processo de estabilização”, anuncia Eduardo Pereira da Fonseca, diretor-geral do Hospital Bom Jesus.
A sustentabilidade faz parte da realidade na nova unidade de saúde. De acordo com o engenheiro responsável, Felipe Palmier, o projeto sugere a retirada das calhas existentes e a instalação de novas para a captação de água pluvial. “O novo telhado vai possibilitar uma atitude mais sustentável, já que irá fazer o reaproveitamento da água da chuva”, explica.
Melhorias
Desde que assumiu a gestão do Hospital Bom Jesus, em julho de 2021, o ISAC vem investindo em melhorias sanitárias, processuais, assistenciais e na modernização do parque tecnológico. Em um mês e meio, os pacientes passam a contar com um aparelho digital de radiografia e exames complementares de imagem, como ressonância magnética, tomografia, ecografia e ecocardiograma com laudo.
“Também implantamos protocolos de atendimento, abastecemos o estoque de insumos e reorganizamos o fluxo da rotina da Enfermagem. Com isso, melhoramos a organização das demandas e o tempo de espera do paciente, garantindo mais agilidade e eficiência”, ressalta Augusto Bucar, diretor técnico.
Gestão ISAC
Além do Hospital Bom Jesus, o ISAC também gerencia, em Águas Lindas, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisseia. No Brasil, o ISAC está presente em sete estados, além do Distrito Federal, fazendo a gestão compartilhada de 18 unidades de assistência à saúde vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.