Getting your Trinity Audio player ready...
|
Reformas estruturais, novos equipamentos, capacitação profissional e reorganização de fluxos foram essenciais para motivar os colaboradores e conquistar a confiança da população.
Há um ano, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento San Martin, em Salvador (BA), passou a ser gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Hoje, colaboradores e usuários do SUS – Sistema Único de Saúde já reconhecem e aprovam o Jeito ISAC de trabalhar. E para marcar o dia 4 de outubro de 2023, a unidade reuniu os colaboradores e parceiros para celebrar o primeiro ano de gestão.
Usuária da UPA, a aposentada Vera Lúcia, 74 anos, elogia o trabalho da equipe e a nova gestão. “Venho aqui algumas vezes e sempre sou muito bem tratada, desde a recepção até a consulta com o médico. Os profissionais daqui são excelentes, a UPA San Martin está de parabéns”, diz.
Em todo o período, foram realizados 79.544 atendimentos médicos, além de 261.307 consultas de atendimento especializado (nutricionista, odontólogo, assistente social, entre outros) e 397.835 atendimentos de enfermagem. Já a especialidade mais procurada foi a ortopedia, cuja UPA San Martin é uma das poucas unidades da rede municipal de saúde que oferece essa assistência à população. E a unidade também realizou a primeira doação de córnea para o Banco de Olhos da Bahia, em junho.
Os números são reflexo das reformas e ampliações em infraestrutura, aquisição de novos equipamentos, capacitação profissional e reorganização de fluxos e serviços implementados pela nova gestão, o que tem motivado os colaboradores da unidade e conquistado a confiança dos soteropolitanos.
“O ISAC é uma instituição que respeita o colaborador, aqui temos espaço para falar e opinar, e somos ouvidos”, declara o enfermeiro Luís Valdo, profissional da área da Saúde há 20 anos. “Todo investimento e mudanças realizadas geraram qualidade no serviço. Por isso, a UPA San Martin agora é conhecida como ‘UPA mãe’, pois todos que chegam aqui são acolhidos. Tem sido muito gratificante fazer parte desse time”, complementa.
Gestão eficiente e humanizada
Assim que assumiu a gestão da UPA San Martin, o ISAC promoveu diversos arranjos para melhorar o atendimento. Uma dessas mudanças foi reorganizar o espaço físico da unidade para oferecer um caminho distinto para adultos e pediatria, permitindo um atendimento mais setorizado e humanizado, e, ao mesmo tempo, trazer bem-estar aos profissionais.
“A maioria das mudanças ocorreu sem a necessidade de aportes financeiros, trata-se de uma nova forma de pensar o funcionamento da unidade”, aponta Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. “Antes, a população buscava outras unidades porque o atendimento era limitado. Agora, com as mudanças implementadas pela nova gestão, juntamente com o engajamento da equipe, a credibilidade da UPA aumentou e, em um ano, a média de atendimentos por mês passou de 4 mil para 7 mil”, destaca.
Os serviços de sutura, gesso e vacina, por exemplo, passaram a ter sala própria ao invés de dividir o mesmo espaço. Já o laboratório de análises clínicas foi terceirizado, o que acelerou os resultados dos exames. E para os colaboradores, o refeitório, que dividia espaço com a cozinha, foi ampliado, oferecendo mais comodidade durante as refeições.
Além disso, as comissões da unidade foram restabelecidas e reestruturadas, e novos equipamentos foram adquiridos, permitindo a realização de novos exames, como o de gasometria arterial. Este exame auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, renais ou infecções graves, e que, das UPAs de Salvador, apenas a San Martin oferece, atualmente.
Profissionais engajados
O engajamento da equipe foi essencial para o sucesso da nova gestão, segundo Silvana Jabinal, diretora-geral da UPA San Martin. “A unidade recebeu a visita do Ministério da Saúde para avaliar a qualificação e certificação da habilitação, o que exigiu diversas adequações. Foi um processo árduo, mas a diretora técnica Felícia Machado, junto com a equipe médica, o atendimento especializado e demais profissionais se uniram, e conseguimos a aprovação”, pontua.
Ainda de acordo com Silvana, a educação continuada é outro ponto de destaque. “Rotineiramente, promovemos eventos científicos, onde buscamos temas de interesse que proporcionem momentos de aprendizado e interação, para que todos se sintam mais seguros para atuar na urgência e emergência da unidade”, acrescenta.
E ainda este ano, a UPA San Martin vai dar início ao atendimento domiciliar, um projeto que vem sendo implementado pela SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Salvador para reduzir a sobrecarga das UPAs. “Neste primeiro ano de gestão, todo projeto que surgiu a equipe abraçou com empenho e entusiasmo. Há muita sintonia entre as equipes, desde a portaria até a sala de atendimento, e é isso que faz nossa UPA ser o que ela é”, ressalta.
Sobre a UPA San Martin
A UPA San Martin é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 25 leitos e tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia, em regime de 24 horas, com serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia. Possui salas de inaloterapia, administração de medicamentos, raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.