Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Nova gestão da UPA San Martin comemorou o primeiro ano de atividades e mais de 79 mil atendimentos

Gestão ISAC realiza 79 mil atendimentos na UPA San Martin em um ano

Getting your Trinity Audio player ready...

Reformas estruturais, novos equipamentos, capacitação profissional e reorganização de fluxos foram essenciais para motivar os colaboradores e conquistar a confiança da população.

Há um ano, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento San Martin, em Salvador (BA), passou a ser gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Hoje, colaboradores e usuários do SUS – Sistema Único de Saúde já reconhecem e aprovam o Jeito ISAC de trabalhar. E para marcar o dia 4 de outubro de 2023, a unidade reuniu os colaboradores e parceiros para celebrar o primeiro ano de gestão.

Usuária da UPA, a aposentada Vera Lúcia, 74 anos, elogia o trabalho da equipe e a nova gestão. “Venho aqui algumas vezes e sempre sou muito bem tratada, desde a recepção até a consulta com o médico. Os profissionais daqui são excelentes, a UPA San Martin está de parabéns”, diz.

Em todo o período, foram realizados 79.544 atendimentos médicos, além de 261.307 consultas de atendimento especializado (nutricionista, odontólogo, assistente social, entre outros) e 397.835 atendimentos de enfermagem. Já a especialidade mais procurada foi a ortopedia, cuja UPA San Martin é uma das poucas unidades da rede municipal de saúde que oferece essa assistência à população. E a unidade também realizou a primeira doação de córnea para o Banco de Olhos da Bahia, em junho.

Os números são reflexo das reformas e ampliações em infraestrutura, aquisição de novos equipamentos, capacitação profissional e reorganização de fluxos e serviços implementados pela nova gestão, o que tem motivado os colaboradores da unidade e conquistado a confiança dos soteropolitanos.

“O ISAC é uma instituição que respeita o colaborador, aqui temos espaço para falar e opinar, e somos ouvidos”, declara o enfermeiro Luís Valdo, profissional da área da Saúde há 20 anos. “Todo investimento e mudanças realizadas geraram qualidade no serviço. Por isso, a UPA San Martin agora é conhecida como ‘UPA mãe’, pois todos que chegam aqui são acolhidos. Tem sido muito gratificante fazer parte desse time”, complementa.

Gestão eficiente e humanizada

Assim que assumiu a gestão da UPA San Martin, o ISAC promoveu diversos arranjos para melhorar o atendimento. Uma dessas mudanças foi reorganizar o espaço físico da unidade para oferecer um caminho distinto para adultos e pediatria, permitindo um atendimento mais setorizado e humanizado, e, ao mesmo tempo, trazer bem-estar aos profissionais.

“A maioria das mudanças ocorreu sem a necessidade de aportes financeiros, trata-se de uma nova forma de pensar o funcionamento da unidade”, aponta Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. “Antes, a população buscava outras unidades porque o atendimento era limitado. Agora, com as mudanças implementadas pela nova gestão, juntamente com o engajamento da equipe, a credibilidade da UPA aumentou e, em um ano, a média de atendimentos por mês passou de 4 mil para 7 mil”, destaca.

Os serviços de sutura, gesso e vacina, por exemplo, passaram a ter sala própria ao invés de dividir o mesmo espaço. Já o laboratório de análises clínicas foi terceirizado, o que acelerou os resultados dos exames. E para os colaboradores, o refeitório, que dividia espaço com a cozinha, foi ampliado, oferecendo mais comodidade durante as refeições.

Além disso, as comissões da unidade foram restabelecidas e reestruturadas, e novos equipamentos foram adquiridos, permitindo a realização de novos exames, como o de gasometria arterial. Este exame auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, renais ou infecções graves, e que, das UPAs de Salvador, apenas a San Martin oferece, atualmente.

Profissionais engajados

Colaboradores e parceiros da UPA San Martin fizeram uma pausa para participar das comemorações de um ano da nova gestão
Colaboradores e parceiros comemoram um ano de gestão ISAC na UPA San Martin, em Salvador (BA)

O engajamento da equipe foi essencial para o sucesso da nova gestão, segundo Silvana Jabinal, diretora-geral da UPA San Martin. “A unidade recebeu a visita do Ministério da Saúde para avaliar a qualificação e certificação da habilitação, o que exigiu diversas adequações. Foi um processo árduo, mas a diretora técnica Felícia Machado, junto com a equipe médica, o atendimento especializado e demais profissionais se uniram, e conseguimos a aprovação”, pontua.

Ainda de acordo com Silvana, a educação continuada é outro ponto de destaque. “Rotineiramente, promovemos eventos científicos, onde buscamos temas de interesse que proporcionem momentos de aprendizado e interação, para que todos se sintam mais seguros para atuar na urgência e emergência da unidade”, acrescenta.

E ainda este ano, a UPA San Martin vai dar início ao atendimento domiciliar, um projeto que vem sendo implementado pela SMS – Secretaria Municipal da Saúde de Salvador para reduzir a sobrecarga das UPAs. “Neste primeiro ano de gestão, todo projeto que surgiu a equipe abraçou com empenho e entusiasmo. Há muita sintonia entre as equipes, desde a portaria até a sala de atendimento, e é isso que faz nossa UPA ser o que ela é”, ressalta.

Sobre a UPA San Martin

A UPA San Martin é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 25 leitos e tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia, em regime de 24 horas, com serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia. Possui salas de inaloterapia, administração de medicamentos, raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.