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Profissionais da UPA Mansões Odisséia participam de treinamento prático de respiradores mecânicos

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Manejo correto do equipamento de ventilação mecânica minimiza os riscos de possíveis complicações para o paciente, tornando a assistência mais segura

Os colaboradores da equipe de Enfermagem da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, participaram de uma atualização prática sobre o uso de respiradores mecânicos.

A capacitação teve como objetivo de atualizar os profissionais da unidade de urgência e emergência que atuam na assistência aos pacientes que necessitam de suporte respiratório, já que a UPA é referência para casos da covid-19 no município.

A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios que visam garantir um atendimento mais humanizado, qualificado e seguro para os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde da cidade.

“Pacientes com sinais de gravidade precisam de suporte à respiração. O profissional que faz o acolhimento deve realizar o manejo da via aérea, por isso a importância dessa capacitação. A atualização desse procedimento minimiza os riscos de possíveis complicações para o paciente, tornando a assistência mais segura. Além do conhecimento técnico do manejo, adaptamos o cenário considerando o aspecto da biossegurança, já que passamos por um momento de pandemia onde tratamos uma doença contagiosa e com grau significativo de transmissibilidade”, explicou Hugo Canuto, analista do NEPES da UPA Mansões.

A UPA Mansões é custeada pela Prefeitura de Águas Lindas e sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Sobre a UPA

Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA 24 horas – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia conta com equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.

A UPA é classificada como porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e finais de semana, acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros de Águas Lindas de Goiás.

A unidade oferta assistência médica de urgência e emergência em caráter ininterrupto, ou seja, os atendimentos acontecem em regime 24 horas, durante os sete dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

O fluxo de atendimento acontece a partir do sistema de classificação de risco. A ferramenta funciona com base em uma escala de gravidade clínica que é representada em cores. Ao chegar à unidade, o usuário passa por uma triagem com a equipe de Enfermagem. Neste momento, o profissional avalia o quadro clínico geral por meio da aferição dos sinais vitais.

O sistema utiliza critérios de avaliação objetivos, definidos em fluxos e protocolos que determinam, de forma eficaz, a classificação da gravidade do paciente. São analisados os sintomas, risco de morte, escala de dor, nível de consciência, temperatura, glicemia e pressão arterial, dentre outros aspectos do assistido.

Logo depois da avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida que indica a posição dele na escala de cinco níveis estabelecida pelo sistema.

A classificação de risco determina o tempo de espera do paciente, segundo a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Os pacientes com estado de saúde considerado mais grave são atendidos de forma prioritária.

Os níveis gravidade por cor preconizados no sistema de classificação de risco

– Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato.

– Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente.

– Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar.

– Verde: pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento.

– Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.

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