Getting your Trinity Audio player ready...
|
A instrução faz parte do projeto de educação continuada do ISAC
Na saúde, não basta aprender o procedimento apenas uma vez, é preciso revisar a todo momento para alcançar a excelência no atendimento. É por isso que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove constantemente para seus colaboradores treinamentos sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
As ações fazem parte de um programa de educação continuada do instituto, no qual são escolhidos temas para serem trabalhados na unidade durante o mês.
Os contemplados da vez foram os profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Covid do Hospital Regional de Araguaína – HRA. A instrução foi aberta para enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas da unidade.
O treinamento foi realizado pelos médicos Dr. Carlos Bicalho, Dra. Fernanda Viana e pela coordenadora de enfermagem Helaide Schielke da Silva.
“Em se tratando de pacientes com covid-19, o tempo de resposta do atendimento precisa ser ainda mais rápido e eficiente”, enfatiza Helaide.
A necessidade de realizar uma RCP é vivenciada constantemente em uma UTI e quanto mais os profissionais estiverem especializados na técnica, mais eficaz será o trabalho e maior será a sobrevida do paciente.
A prática leva a perfeição
“Durante o treinamento, as equipes receberam o guia completo de PCR e RCP para adultos da American Heart Association. Os colaboradores participaram a primeiro momento como ouvintes, logo depois praticaram a técnica de massagem cardíaca com manequins realísticos”, explicou Helaide.
Para o enfermeiro Tércio Brito Araújo, a parte prática foi um dos pontos altos do treinamento.
“Os instrutores se empenharam e passaram o conhecimento com maior precisão e clareza, dando oportunidade para que todos pudessem treinar os movimentos na prática”, pontua.
O que é PCR?
A Parada Cardiorrespiratória é o nome que se dá para a perda súbita e inesperada da função cardíaca, respiratória e da consciência. Normalmente essa parada cardíaca é resultante de um distúrbio elétrico no coração, só que essa condição não é a mesma que um ataque cardíaco.
A PCR tem como principais sintomas a perda de consciência e desmaio. O paciente que passa por uma PCR precisa de imediata Reanimação Cardiopulmonar (RCP) ou da utilização de um desfibrilador. Os cuidados são complementados com medicamentos, um dispositivo implantável ou outros procedimentos.