Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Colaboradores da unidade, todos de uniforme cinza, touca e máscara, estão em volta de um leito.

Profissionais da UTI Covid do HRA passaram por treinamento sobre PCR e RCP

Getting your Trinity Audio player ready...

A instrução faz parte do projeto de educação continuada do ISAC

Na saúde, não basta aprender o procedimento apenas uma vez, é preciso revisar a todo momento para alcançar a excelência no atendimento. É por isso que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove constantemente para seus colaboradores treinamentos sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

As ações fazem parte de um programa de educação continuada do instituto, no qual são escolhidos temas para serem trabalhados na unidade durante o mês.

Os contemplados da vez foram os profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Covid do Hospital Regional de Araguaína – HRA. A instrução foi aberta para enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas da unidade.

O treinamento foi realizado pelos médicos Dr. Carlos Bicalho, Dra. Fernanda Viana e pela coordenadora de enfermagem Helaide Schielke da Silva.

“Em se tratando de pacientes com covid-19, o tempo de resposta do atendimento precisa ser ainda mais rápido e eficiente”, enfatiza Helaide.

A necessidade de realizar uma RCP é vivenciada constantemente em uma UTI e quanto mais os profissionais estiverem especializados na técnica, mais eficaz será o trabalho e maior será a sobrevida do paciente.

A prática leva a perfeição

“Durante o treinamento, as equipes receberam o guia completo de PCR e RCP para adultos da American Heart Association. Os colaboradores participaram a primeiro momento como ouvintes, logo depois praticaram a técnica de massagem cardíaca com manequins realísticos”, explicou Helaide.

Para o enfermeiro Tércio Brito Araújo, a parte prática foi um dos pontos altos do treinamento.

“Os instrutores se empenharam e passaram o conhecimento com maior precisão e clareza, dando oportunidade para que todos pudessem treinar os movimentos na prática”, pontua.

O que é PCR?

A Parada Cardiorrespiratória é o nome que se dá para a perda súbita e inesperada da função cardíaca, respiratória e da consciência. Normalmente essa parada cardíaca é resultante de um distúrbio elétrico no coração, só que essa condição não é a mesma que um ataque cardíaco.

A PCR tem como principais sintomas a perda de consciência e desmaio. O paciente que passa por uma PCR precisa de imediata Reanimação Cardiopulmonar (RCP) ou da utilização de um desfibrilador. Os cuidados são complementados com medicamentos, um dispositivo implantável ou outros procedimentos.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.