Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Profissionais do ISAC em Alagoas fazem curso no Hospital Albert Einstein

Getting your Trinity Audio player ready...

O objetivo é qualificar médicos e enfermeiros atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS

Médicos e enfermeiros das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra, em Maceió, no estado de Alagoas, participam do curso “Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgências e Emergências com Simulação Realística”, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O curso foi disponibilizado pelo estado de Alagoas por meio do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde.

Iniciado no dia último 21, o curso aborda temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências nos serviços primários e secundários de saúde. Serão usados casos clínicos que promoverão as discussões embasadas nos protocolos vigentes, promovendo atualização da abordagem diagnóstica e intervenções terapêuticas.

O programa foi desenvolvido com o método de simulação pela equipe do Centro de Simulação Realística do Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

Vagas

A princípio foram ofertadas ao estado 20 vagas, dez para a turma de urgências em adulto e dez para pediátrica para unidades de Alagoas. Cada participante indicado deveria ter o nome constando no cadastro de profissionais do estabelecimento de saúde (UPA 24h ou SAMU 192) no Sistema do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, em cargo com perfil assistencial. O estabelecimento também deveria ser habilitado e/ou qualificado e constar em PAR – Plano de Ação Regional de Urgências aprovado.

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes foram selecionadas para participar do treinamento. Foram cedidas duas vagas para médicos e duas vagas para enfermeiros em cada unidade. Uma dupla de enfermeiro e médico para emergências pediátricas e a outra dupla para emergências com adultos.

“As minhas expectativas para participar do curso sao imensas. Emergências pediátricas embora sejam comuns em nosso meio de atuação ainda eram um pouco difíceis para mim como profissional, saber lidar com elas, visto que temos uma maior atuação no público adulto. Esse curso é uma oportunidade de aprender e me aperfeiçoar como profissional. Só tenho a agradecer a Isac pela oportunidade”, afirmou Mileyse Acácio,  enfermeira,  na Upa Benedito Bentes

As unidades são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.