Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atualização foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer da capital baiana
Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o acolhimento humanizado das PcD – Pessoas com Deficiência e suas famílias nos atendimentos, as equipes dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas passaram por uma atualização nesta terça-feira, 06/09.
Realizada pela Sempre – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, o curso foi ministrado por Daiane Pina, da Diretoria de Políticas Públicas para PcD da Sempre.
Durante a atualização, foram abordadas por meios de dinâmicas de grupo e rodas de conversa as formas de acolhimento, a importância da escuta sensível do paciente e da família nos momentos de atendimento, bem como uma explicação sobre legislação dos direitos da PCD.
“O acolhimento com empatia é fundamental nos serviços de saúde. Entender que a Pessoa com Deficiência necessita de um cuidado humano, adequado e com acessibilidade. Por isso, buscamos abordar o tema de forma leve, mostrando de forma prática como deve ser feita a identificação e atendimento desse paciente, de acordo com a necessidade que o mesmo possui”, explicou Daiane Pina.
Humanização
Os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas são custeados pela Prefeitura de Salvador e estão sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Um dos pilares da organização está no acolhimento humanizado dos pacientes.
“Na saúde, humanizar é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Entre os principais objetivos, é importante destacar a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente”, explicou Celisangela Matias, diretora-geral do Multicentro Vale das Pedrinhas.