Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Profissionais dos Multicentros de Salvador são capacitados para acolhimento humanizado de PcD

Getting your Trinity Audio player ready...

Atualização foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer da capital baiana

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o acolhimento humanizado das PcD – Pessoas com Deficiência e suas famílias nos atendimentos, as equipes dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas passaram por uma atualização nesta terça-feira, 06/09.

Realizada pela Sempre – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, o curso foi ministrado por Daiane Pina, da Diretoria de Políticas Públicas para PcD da Sempre.

Durante a atualização, foram abordadas por meios de dinâmicas de grupo e rodas de conversa as formas de acolhimento, a importância da escuta sensível do paciente e da família nos momentos de atendimento, bem como uma explicação sobre legislação dos direitos da PCD.

“O acolhimento com empatia é fundamental nos serviços de saúde. Entender que a Pessoa com Deficiência necessita de um cuidado humano, adequado e com acessibilidade. Por isso, buscamos abordar o tema de forma leve, mostrando de forma prática como deve ser feita a identificação e atendimento desse paciente, de acordo com a necessidade que o mesmo possui”, explicou Daiane Pina.

Humanização

Os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas são custeados pela Prefeitura de Salvador e estão sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Um dos pilares da organização está no acolhimento humanizado dos pacientes.

“Na saúde, humanizar é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Entre os principais objetivos, é importante destacar a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente”, explicou Celisangela Matias, diretora-geral do Multicentro Vale das Pedrinhas.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.