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Escola de Líderes se baseia em pilares como autocontrole, empatia e sensibilidade social
Trabalhar com gestão na saúde é uma tarefa desafiadora. Os profissionais da área vivenciam situações diversas a cada dia, ainda mais em tempo de pandemia.
Nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, os gestores contam com um programa que ajuda a desenvolver neles habilidades essenciais para executar a função. É a chamada Escola de Líderes, um programa que já beneficiou mais de 200 pessoas em dois anos de funcionamento.
A coordenadora de Atendimento do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, Fabrícia Rosa, participou da edição realizada em fevereiro, no município de Araguaína (TO). O evento reuniu gestores da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, Hospital Municipal de Campanha, UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína, além do HMA.
“A Escola de Líderes é um momento único de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento do autoconhecimento. Ela nos proporciona uma base para a formação de uma equipe forte”, disse a colaboradora.
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da UTI Covid-19 do HRA, Maysa Dias, também comentou sobre a ferramenta. “Achei muito produtivo para minha carreira que estou construindo aqui dentro do ISAC. Sai de lá com uma visão diferente de liderança, com vontade de replicar, colocar em prática tudo que aprendi no treinamento”, afirmou Maysa.
Como funciona?
Criado em 2019 pela área de Gestão de Pessoas, o programa se baseia nos pilares de Inteligência Emocional elencados pelo escritor norte-americano Daniel Goleman. São eles: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e sensibilidade social.
Além de módulos de capacitação comportamental, a Escola de Líderes aborda ferramentas de planejamento estratégico e gestão do tempo.
Segundo a gestora de Recursos Humanos do ISAC, Lorena Rodrigues, o programa ajuda a promover mudanças positivas no comportamento dos líderes.
“O programa é um conjunto de processos para promover e melhorar competências fundamentais para quem exerce a função de liderança. Dessa forma, é possível promover mudanças positivas nos comportamentos deles. Todos os encontros são acompanhados pela equipe de psicólogos organizacionais do ISAC”, afirmou a gestora.
Encontros
Os módulos da Escola de Líderes são realizados a partir de encontros com as equipes. Neles, os participantes são desafiados a discutirem soluções para situações que podem impactar nos resultados da equipe.
A análise em grupo aponta ações de melhorias para dificuldades vivenciadas no dia a dia das unidades de saúde. São situações como falta de feedback construtivo, de reconhecimento e valorização dos profissionais, além de falha na comunicação.
Para a diretora do Hospital Ib Gatto Falcão, Rhaíssa Paz, os benefícios do programa vão além da carreira. “A Escola de Líderes trouxe muito aprendizado profissional e, também, pessoal. Desde se autoconhecer e entender o que podemos melhorar até traçar nosso propósito para direcionar as nossas ações. A escola foi de grande valia, pois é possível enxergar no dia a dia a aplicação dos conhecimentos adquiridos, bem como, conseguimos melhorar as relações interpessoais a partir das dinâmicas do encontro”, disse a gestora da unidade que fica localizada em Maceió (AL).
O diretor Técnico da UPA do Icuí, em Ananindeua (PA), Lucas Vergani, também avalia positivamente o programa. “A Escola de Líderes realmente ajuda a desenvolver gestores, sempre pensando na melhor qualidade da gestão e da assistência. A partir desses aprendizados, conseguimos melhorar os processos dentro da unidade e mediar os conflitos”, comentou o médico.
Os cinco pilares
- Autoconhecimento: conhecer como os sentimentos nos afetam.
- Autocontrole: diminuição de reações impulsivas.
- Motivação: busca por desafios criativos, orgulho do trabalho bem feito, motivo maior que gera a ação.
- Empatia: ouvir a mensagem que está por trás da mensagem.
- Sensibilidade social: chegar a um consenso e saber costurar acordos.