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Profissionais que atuam nas unidades ISAC contam sobre como o clima organizacional influencia na qualidade da assistência
Por nove anos, Luciana Romão sonhou em trabalhar em uma unidade de urgência e emergência. Ela atuava como vacinadora em Alagoas. Gostava, mas seu coração batia mais forte quando pensava em atender vítimas de acidente e pessoas com fraturas ou suspeita de infarto.
Esse dia chegou. Era 22 de fevereiro de 2016. Nesta data, Maceió ganhou a sua primeira UPA – Unidade de Pronto Atendimento, a UPA Trapiche da Barra, e Luciana, a oportunidade de realizar o sonho. Ela foi contratada como técnica de Enfermagem pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão e operacionalização da unidade. Seis anos depois, Luciana conta, emocionada, como tem sido a experiência.
“A urgência e emergência era um sonho para mim por causa dos desafios e, hoje, sou o que sou graças ao ISAC. Essa experiência tem sido uma das melhores da minha vida. Aqui somos valorizados e treinados constantemente para oferecer atendimento de qualidade ao paciente. Quando a gente faz o que gosta e se sente bem no local, com certeza, influencia no resultado do nosso trabalho. E, para mim, isso fez toda a diferença quando vivemos o pico da pandemia da covid-19, porque, como toda a população, sentimos medo e insegurança”, comenta a técnica de Enfermagem.
De estagiária a contratada em um ano
O bem-estar no trabalho a que Luciana se refere está relacionado, em parte, aos programas e ações de valorização profissional adotados pelo ISAC em todas as unidades públicas de saúde que gerencia no Brasil. Um deles é o programa Destaques do Mês, que avalia o desempenho dos colaboradores e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias.
Ana Karolina Milhomem é assistente administrativa do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios em Araguaína. Em março, ela foi reconhecida como Destaque do Mês, pouco mais de um ano após passar de estagiária a contratada do ISAC.
“Sem dúvida é uma alegria ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido. Isso gera em nós sentimento de confiança e motiva a dar o nosso melhor cada vez mais”, diz a colaboradora.
Segundo ela, a possibilidade de crescimento dentro da instituição é outro motivador para quem integra o time do ISAC. “Aqui há muitas oportunidades de crescimento. Sou um exemplo disso. Desde estagiária eu via que existia transparência na unidade e que poderia sugerir ideias, porque as pessoas valorizam o que o outro pensa. Quando todos falam a mesma língua na instituição, é mais fácil de trabalhar”, complementa Karolina.
Reconhecer e cuidar
Essa percepção positiva sobre o clima organizacional, escuta ativa e valorização e respeito às pessoas foi um dos motivos para que, há três meses, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína fosse eleito pela GPTW Brasil como a melhor unidade de saúde da Região Norte para se trabalhar.
Para Evane Corbacho, presidente do ISAC, essa é a essência do Jeito ISAC.
“Entendemos que o respeito e o cuidado é fundamental em todos os nossos relacionamentos, dos nossos profissionais aos pacientes. Por isso, o nosso Jeito ISAC se baseia na transparência, integridade, humanização, ética, respeito às pessoas e meritocracia. Quando o profissional está feliz no seu trabalho, ele é mais produtivo e a assistência é mais qualificada”, comenta Evane.
Lorena Conte, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC, comenta que a valorização do colaborador vai além do reconhecimento das habilidades profissionais.
“Além dos processos seletivos internos, dos programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional e das homenagens em datas comemorativas, nós desenvolvemos ações de cuidado e bem-estar, como o programa Sinta-se Bem, que orienta sobre hábitos saudáveis, e o Plantão Psicológico, que proporciona acolhimento sempre que o colaborador deseja compartilhar sentimentos e angústias com nossos psicólogos”, explica Lorena.
Clima organizacional beneficia prestadores de serviço também
Atualmente, o ISAC conta com a dedicação de 2,5 mil profissionais, entre colaboradores diretos e prestadores de serviço. E, no caso do clima organizacional, os efeitos dessa integração e busca pela melhoria contínua beneficiam todos que fazem parte da rotina das unidades administradas pelo Instituto, independente do tipo de contrato de trabalho.
É o que conta Thaynara Nascimento, assistente de Recursos Humanos na UPA Benedito Bentes, em Maceió. Ela é contratada da Genesis, empresa de apoio técnico ao ISAC na área de Gestão de Pessoas.
“Eu comecei como estagiária atendendo a UPA Benedito e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão [unidade de saúde de Rio Largo, em Alagoas, também gerenciada pelo ISAC]. Fiquei por nove meses. Depois fui contratada como analista de RH e sou muito feliz onde estou hoje. A Genesis e o ISAC são um presente na minha vida”, afirma ela.
Conheça alguns programas de valorização profissional do ISAC
– Destaques do Mês: é uma avaliação de desempenho realizada mensalmente pelos coordenadores ou supervisores das áreas. Os colaboradores são analisados com base em aspectos como assiduidade, disciplina, qualidade das atividades desenvolvidas, iniciativa e responsabilidade.
– Crescimento Profissional: é o reconhecimento dos profissionais que, por mérito próprio, mudaram de cargo ou função ao passarem em processos seletivos internos.
– Programa de Apadrinhamento: é o primeiro programa de valorização em que o colaborador participa logo que é admitido pelo ISAC. Assim, nos primeiros 30 dias de trabalho, o novato é acompanhado por um profissional mais antigo do ISAC, a fim de integrá-lo à rotina da unidade e facilitar o entendimento sobre fluxos, processos e rotina.
– Folga no aniversário: é uma folga concedida ao colaborador no dia do seu aniversário, para que comemore a data com a família ou descanse da maneira que considerar melhor.
– Aniversariantes do Mês: sempre na última semana do mês, as unidades fazem uma homenagem aos colaboradores que completaram mais um ano de vida naquele mês, com direito a bolo e parabéns.