Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Programas de valorização profissional ajudam a vencer os desafios da saúde pública

Getting your Trinity Audio player ready...

Profissionais que atuam nas unidades ISAC contam sobre como o clima organizacional influencia na qualidade da assistência

Por nove anos, Luciana Romão sonhou em trabalhar em uma unidade de urgência e emergência. Ela atuava como vacinadora em Alagoas. Gostava, mas seu coração batia mais forte quando pensava em atender vítimas de acidente e pessoas com fraturas ou suspeita de infarto.

Esse dia chegou. Era 22 de fevereiro de 2016. Nesta data, Maceió ganhou a sua primeira UPA – Unidade de Pronto Atendimento, a UPA Trapiche da Barra, e Luciana, a oportunidade de realizar o sonho. Ela foi contratada como técnica de Enfermagem pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão e operacionalização da unidade. Seis anos depois, Luciana conta, emocionada, como tem sido a experiência.

“A urgência e emergência era um sonho para mim por causa dos desafios e, hoje, sou o que sou graças ao ISAC. Essa experiência tem sido uma das melhores da minha vida. Aqui somos valorizados e treinados constantemente para oferecer atendimento de qualidade ao paciente. Quando a gente faz o que gosta e se sente bem no local, com certeza, influencia no resultado do nosso trabalho. E, para mim, isso fez toda a diferença quando vivemos o pico da pandemia da covid-19, porque, como toda a população, sentimos medo e insegurança”, comenta a técnica de Enfermagem.

De estagiária a contratada em um ano

O bem-estar no trabalho a que Luciana se refere está relacionado, em parte, aos programas e ações de valorização profissional adotados pelo ISAC em todas as unidades públicas de saúde que gerencia no Brasil. Um deles é o programa Destaques do Mês, que avalia o desempenho dos colaboradores e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias.

Ana Karolina Milhomem é assistente administrativa do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios em Araguaína. Em março, ela foi reconhecida como Destaque do Mês, pouco mais de um ano após passar de estagiária a contratada do ISAC.

“Sem dúvida é uma alegria ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido. Isso gera em nós sentimento de confiança e motiva a dar o nosso melhor cada vez mais”, diz a colaboradora.

Segundo ela, a possibilidade de crescimento dentro da instituição é outro motivador para quem integra o time do ISAC. “Aqui há muitas oportunidades de crescimento. Sou um exemplo disso. Desde estagiária eu via que existia transparência na unidade e que poderia sugerir ideias, porque as pessoas valorizam o que o outro pensa. Quando todos falam a mesma língua na instituição, é mais fácil de trabalhar”, complementa Karolina.

Reconhecer e cuidar

Essa percepção positiva sobre o clima organizacional, escuta ativa e valorização e respeito às pessoas foi um dos motivos para que, há três meses, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína fosse eleito pela GPTW Brasil como a melhor unidade de saúde da Região Norte para se trabalhar.
Para Evane Corbacho, presidente do ISAC, essa é a essência do Jeito ISAC.

“Entendemos que o respeito e o cuidado é fundamental em todos os nossos relacionamentos, dos nossos profissionais aos pacientes. Por isso, o nosso Jeito ISAC se baseia na transparência, integridade, humanização, ética, respeito às pessoas e meritocracia. Quando o profissional está feliz no seu trabalho, ele é mais produtivo e a assistência é mais qualificada”, comenta Evane.

Lorena Conte, gestora de Gestão de Pessoas no ISAC, comenta que a valorização do colaborador vai além do reconhecimento das habilidades profissionais.

“Além dos processos seletivos internos, dos programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional e das homenagens em datas comemorativas, nós desenvolvemos ações de cuidado e bem-estar, como o programa Sinta-se Bem, que orienta sobre hábitos saudáveis, e o Plantão Psicológico, que proporciona acolhimento sempre que o colaborador deseja compartilhar sentimentos e angústias com nossos psicólogos”, explica Lorena.

Clima organizacional beneficia prestadores de serviço também

Atualmente, o ISAC conta com a dedicação de 2,5 mil profissionais, entre colaboradores diretos e prestadores de serviço. E, no caso do clima organizacional, os efeitos dessa integração e busca pela melhoria contínua beneficiam todos que fazem parte da rotina das unidades administradas pelo Instituto, independente do tipo de contrato de trabalho.

É o que conta Thaynara Nascimento, assistente de Recursos Humanos na UPA Benedito Bentes, em Maceió. Ela é contratada da Genesis, empresa de apoio técnico ao ISAC na área de Gestão de Pessoas.

“Eu comecei como estagiária atendendo a UPA Benedito e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão [unidade de saúde de Rio Largo, em Alagoas, também gerenciada pelo ISAC]. Fiquei por nove meses. Depois fui contratada como analista de RH e sou muito feliz onde estou hoje. A Genesis e o ISAC são um presente na minha vida”, afirma ela.

Conheça alguns programas de valorização profissional do ISAC

– Destaques do Mês: é uma avaliação de desempenho realizada mensalmente pelos coordenadores ou supervisores das áreas. Os colaboradores são analisados com base em aspectos como assiduidade, disciplina, qualidade das atividades desenvolvidas, iniciativa e responsabilidade.

– Crescimento Profissional: é o reconhecimento dos profissionais que, por mérito próprio, mudaram de cargo ou função ao passarem em processos seletivos internos.

– Programa de Apadrinhamento: é o primeiro programa de valorização em que o colaborador participa logo que é admitido pelo ISAC. Assim, nos primeiros 30 dias de trabalho, o novato é acompanhado por um profissional mais antigo do ISAC, a fim de integrá-lo à rotina da unidade e facilitar o entendimento sobre fluxos, processos e rotina.

– Folga no aniversário: é uma folga concedida ao colaborador no dia do seu aniversário, para que comemore a data com a família ou descanse da maneira que considerar melhor.

– Aniversariantes do Mês: sempre na última semana do mês, as unidades fazem uma homenagem aos colaboradores que completaram mais um ano de vida naquele mês, com direito a bolo e parabéns.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.