Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação faz parte do programa Sinta-se Bem
Nascido de uma conversa entre colegas de três setores do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, o “Estacionamento Cultural” tem despertado o interesse e o prazer da leitura nos colaboradores da unidade.
O projeto faz parte do “Sinta-se Bem”, um programa do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, que integra ações de saúde, medicina ocupacional, segurança do trabalho, esportes e lazer.
Os autores do projeto são Maria de Fátima Nobre, técnica de segurança do SESMT – Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho; Eduardo Campos, coordenador do SND – Serviço de Nutrição e Dietética, e Síntia Barros, analista do NEPES – Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
Em um ponto do hospital, uma estante repleta de livros chama a atenção dos colaboradores que precisam chegar até o setor administrativo da unidade.
Hábito da leitura
“Nosso objetivo é a formação de novos leitores, além de fortalecer o hábito da leitura nos antigos. Para isso, nós disponibilizamos um acervo de títulos diversos. A maioria conseguimos por meio de doações, outros, trouxemos de casa. Os colegas podem doar ou pegar as obras emprestadas”, explica Maria de Fátima.
Para pegar um livro emprestado, o colaborador preenche um formulário com seus dados, bem como o título da obra e data para a devolução.
Motivação
Rayssa Gomes Martins, técnica em Enfermagem no setor de Qualidade do HMA, foi uma das beneficiadas pelo projeto, pegando emprestado um dos livros do acervo.
“Esse projeto, além aprimorar as habilidades técnicas, auxilia na construção de uma inteligência emocional mais sólida, o que impacta diretamente na forma como os funcionários se interrelacionam. Contudo, para alguns, pode ser difícil criar esse hábito, logo, essa ação do Estacionamento Cultural motiva os colaboradores a tornar essa prática, um hábito”, destaca a Rayssa.
O Estacionamento Cultural contém livros de ficção e títulos sobre saúde, cultura, conhecimentos do mundo, dentre outros. Uma boa forma de relaxar e fugir da rotina.
Por gostar bastante de ler, a assistente administrativa Ana Karolina de Andrade, do NEPES, criou o hábito de emprestar livros para os amigos. Agora ela passou a ceder títulos para o Estacionamento Cultural.
“Quando vi o projeto da leitura tomando forma e tantas pessoas se interessando, já pensei logo em estimular esse hábito nos outros, assim eles vão descobrir como ler é bom”, diz.