Getting your Trinity Audio player ready...
|
Live abordou ações do Instituto, como o plantão psicológico e a caixinha de desabafo
A saúde mental é importante para o bem-estar de todos e deve receber constante atenção. No ISAC – Instituto Saúde e Cidadania o respeito e cuidado com os colaboradores são vistos como prioridade. A psicologia organizacional, nesse sentido, está presente em todas as unidades.
As ações promovidas pelo Instituto foram discutidas pela equipe de psicologia, na terça-feira, 28, durante uma live no canal do ISAC no Youtube, como parte do projeto Vivências. O plantão psicológico, a ronda que as profissionais fazem nas unidades e a caixinha de desabafo foram alguns dos temas abordados na conversa.
Plantão
“Cuidar do colaborador de uma maneira pura, com um olhar atento, fazendo com que ele nos veja como porto seguro. É o que nossa equipe tem buscado cada vez mais”, disse a coordenadora de Recursos Humanos ISAC, Daíse Lopes. Ela ressaltou a importância de promover programas e ações voltados para a saúde mental do colaborador. Mesmo antes da pandemia, o ISAC já oferecia acolhimento psicológico aos seus colaboradores.
Em 2020, o serviço foi fortalecido com a criação do programa Plantão Psicológico. É um momento de escuta, entre o colaborador e um psicólogo. Durante o acolhimento, o profissional pode comentar sobre suas angústias, medos e preocupações. O atendimento é sigiloso.
“Aos poucos fomos construindo um trabalho de confiança com os colaboradores. Durante os atendimentos eles passaram a perceber qual é o nosso papel, e a confiança foi se estabelecendo”, afirma Kelly Vilela, psicóloga da UTI Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas.
Acompanhamento
A ronda diária que as profissionais fazem nas salas e nos departamentos das unidades também foi citada como um ponto primordial para perceber quando o colaborador precisa de ajuda.
“Na psicologia falamos sobre a somatização, que ocorre quando nosso estado emocional está abalado e, então, nosso organismo responde a isso com sintomas físicos. Muitas vezes percebemos alguns sinais durante as visitas que fazemos e, a partir daí, passamos a dar uma atenção maior”, explica Karoline Maia, psicóloga no Hospital Bom Jesus.
Com a chegada da pandemia, o papel do psicólogo se tornou ainda mais necessário dentro das unidades. “Antes havia aquele estigma de que só precisava de psicólogo ou terapeuta quem era louco. A pandemia veio para potencializar a importância de cuidar da saúde mental. As pessoas passaram a dar mais importância para o tema e a psicologia organizacional se fortaleceu ainda mais”, enfatiza Giulia Silva, psicóloga no Multicentro Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas.
Setembro Amarelo
O movimento Setembro Amarelo, que fala sobre a prevenção ao suicídio e que, especialmente neste ano, ganhou uma importância maior, também foi destacado pelas psicólogas como um momento importante para dar visibilidade ao cuidado com a saúde mental.
“O ISAC trouxe como tema neste ano o fato de todos os dias ‘nós escolhermos a vida’ para, juntos, seguirmos cuidando das pessoas. E quando escolhemos a vida, entendemos que há situações que precisam ser compartilhadas e vividas com o apoio de outras pessoas. Estamos aqui para ser esse apoio”, enfatiza Daíse Lopes.