Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Semana da Psicologia promove ações lúdicas e de saúde mental aos pacientes do HMA

Getting your Trinity Audio player ready...

Contação de histórias, momentos de brincadeiras e de cuidados com a beleza e o bem-estar fizeram parte da programação que reuniu crianças e acompanhantes

Ter uma cirurgia agendada dá uma ansiedade, né? Tanto para o paciente quanto para a família, o tic-tac do relógio gera medo, coração acelerado, ainda mais quando o procedimento é realizado em crianças. Por isso, pensando em amenizar esse cenário, a organização da Semana da Psicologia do HMA – Hospital Municipal de Araguaína incluiu na programação um momento para descontruir o pavor da sala cirúrgica.

Por meio de conversas e brincadeiras envolvendo bonecos, pacientes se transformaram em médicos e fizeram seus próprios procedimentos com instrumentos lúdicos, luvas e aventais. A ideia foi promover um relaxamento, mostrando o passo a passo e o quanto os profissionais de saúde são amigos. Uma experiência e tanto!

“Brincando, a criança vai perdendo esse medo na questão do hospital, dos próprios procedimentos. O objetivo é justamente fazer com que ela tenha uma maior aderência ao próprio tratamento, colaborando com a medicação, com a própria dieta”, enfatiza Nayana Brunio de Aguiar Brito, psicóloga hospitalar do HMA.

No período de 16 a 18 de novembro, outras ações também ocorreram na unidade. No segundo dia de evento, por exemplo, os acompanhantes de pacientes em tratamento na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica tiraram uma horinha para promover o autocuidado. Foram ofertados serviços como escova, maquiagem e massagem. Além de cuidar do corpo exterior, a saúde mental também teve seu momento. Rodas de conversas ajudaram a aliviar o estresse da rotina.

Elivani da Silva Cândido, mãe de um paciente internado, adorou a iniciativa. “É um momento assim bem relaxante para todas as mães e ajuda a desestressar dessa situação que estou vivendo com meu filho. Só tenho a agradecer o pessoal do hospital pela oportunidade e pelo momento”, disse.

No encerramento da semana, a entrega de brinquedos, feita por personagens famosos de quadrinhos e desenhos, foi o ponto alto. A hospitalização é um processo complexo que exige muitas estratégias emocionais, por isso cada momento dedicado ao lazer e à arte importa.

Para a acompanhante Larissa Sousa de Andrade, mãe do paciente Augusto Souza Andrade, de seis anos, esses dias foram valiosos. “Achei ótimo o teatrinho que eles fizeram, foi bem interessante e eu vi que meu filho gostou muito, acredito que essa interação, que essa explicação do teatrinho vai facilitar no tratamento do Augusto”, destaca.

A Semana da Psicologia no HMA foi uma ação que contou com o acompanhamento de universitários que fazem estágio na unidade de saúde por conta da disciplina de Psicologia Hospitalar.

Para Lucilene Vasconcelos, acadêmica do curso de psicologia na Faculdade Católica Dom Orione, é muito bom poder participar desse tipo de ação com as crianças. “Nós já estamos estagiando aqui, mas trabalhando dessa forma, com brincadeiras, a interação fica mais fácil e simples, eles ficam mais participativos e a gente vê a felicidade no rosto deles”, completa.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.