Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entrega de brinquedos, bazar solidário e distribuição de informativos sobre a doença marcam a semana do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
Informação é o melhor remédio para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e como lidar com a doença falciforme ao longo da vida. E, para isso, nos dias 23 a 27 de outubro, o MCS – Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, promove a feira de saúde e empreendedorismo “Pensar, Empreender”, em alusão à Semana de Mobilização da Doença Falciforme.
As atividades ocorrem na entrada principal da unidade, durante toda a semana, das 10h às 15h, e envolvem gincanas e entrega de brinquedos para as crianças atendidas no multicentro, bazar solidário, feira de artesanato e palestras e distribuição de informativos sobre a doença pela equipe do ambulatório.
Um dos objetivos da feira é sociabilizar os pacientes e seus familiares, segundo afirma Jamaica Santos, assistente social e representante técnica em doença falciforme da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
“Dividimos as atividades entre público infantil e adulto. Para fazer as crianças e os pais interagirem entre si, por exemplo, a distribuição dos brinquedos doados pelos colaboradores, parceiros e público externo faz parte do processo”, explica. “E também, por sabermos as condições socioeconômicas dos pacientes e familiares, resolvemos fazer um bazar solidário onde ninguém paga nada, é o bazar ‘Pegue e Leve’. Basta chegar, escolher e levar, até três peças cada um”, acrescenta.
A semana de mobilização encerra na data em que se celebra o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, instituído pela Lei nº 12.104, de 2009.
De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de 60 mil a 100 mil pacientes com doença falciforme no Brasil, sendo a Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais as unidades federativas de maior incidência.
Atualmente, 1.062 pessoas com doença falciforme estão cadastradas e recebem tratamento no ambulatório do Multicentro Carlos Gomes.
Atendimento gratuito e contínuo
A doença ou anemia falciforme é uma herança genética, caracterizada pela mutação na hemoglobina, uma proteína presente no sangue cuja função é transportar oxigênio para as células do corpo. Essa mutação afeta o formato das hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, que se assemelham a uma “foice” e comprometem a circulação e oxigenação do organismo.
Contudo, a doença falciforme pode ser detectada já nos primeiros dias de vida, por meio do Teste do Pezinho, e seu tratamento é realizado gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
É o caso de Miguel Santiago, de seis anos, encaminhado para o MCS Carlos Gomes após realizar o exame na maternidade. “Quando ele fez o teste, ligaram no outro dia pedindo para voltar e refazer. Confirmaram a anemia falciforme e começamos o tratamento”, lembra Raquel de Oliveira, mãe de Miguel. “Mas ele brinca, leva uma vida normal. Em todos esses anos, só foram três crises. Aqui, ele tem consulta com médica e nutricionista, e acho o tratamento excelente”, pontua.
A opinião é compartilhada por Rita dos Santos, mãe de um adolescente de 16 anos e de uma jovem de 19 anos, ambos portadores da doença falciforme e em tratamento no ambulatório desde que nasceram. “O de dezesseis eu ainda acompanho, já a mais velha, de dezenove, faz tudo sozinha, marca as consultas dela e por aí vai. E a equipe daqui é muito boa, o acompanhamento é excelente”, avalia a crocheteira, que expôs na feira de artesanato da semana de mobilização.
Sobre o Multicentro Carlos Gomes
Referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, o Multicentro Carlos Gomes é o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Salvador. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 27 especialidades e realização de 16 tipos de exames.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.